COMUNICADOS: Alunos

O TOPUS Projetos Aeroespaciais conquista mais uma vez resultados incríveis na LASC

24/10/2023

O Rígel III voou! ?
O Andrômeda foi um sucesso! ?

O TOPUS Projetos Aeroespaciais, grupo de foguetemodelismo da EESC, participou mais uma vez da Latin American Space Challenge de 24 a 27 de agosto. Com um aproveitamento incrível, a equipe conseguiu levar os projetos prontos e bem estruturados, além de uma excelente organização da viagem por parte da gestão do grupo.

No "Rocket Challenge", o grupo conseguiu alcançar suas metas: lançar o Rígel III no 1º dia de competição e obter um voo nominal. Além disso, a recuperação do foguete foi um sucesso. Ele está intacto, com direito a sessão de fotos com os membros. O resultado se mostrou na conquista do 2º lugar na categoria "1 km Solid Motors" (Foguete com motor sólido de 1 km), com apogeu de 898 metros e pontuação total de 935.4 (menos de 3 pontos atrás do 1º lugar).

No "Satellite challenge", o grupo também fez um trabalho incrível desenvolvendo uma tecnologia inédita no TOPUS, marcando o início de uma nova jornada de inovação do grupo. Sendo a primeira equipe a apresentar o projeto, demonstrando preparação, o Andrômeda foi integrado e demonstrado funcionando perfeitamente para os jurados. Com dedicação, a equipe levou o prêmio de 2º lugar na categoria de Cubesat, obtendo uma pontuação geral de 774 pontos (6 pontos atrás do 1º lugar).

Assim, o TOPUS mantém sua excelência e continua sendo uma referência em foguetemodelismo universitário no país.

Ao todo, o número de projetos submetidos para a competição foi de 150 com mais de 2000 estudantes participando, segundo dados oficiais dos organizadores.