Orientações gerais para inscrição no programa Ciência sem Fronteiras

15/10/2013

O aluno interessado em participar deve obrigatoriamente se inscrever no Sistema Mundus e no site do Ciência sem Fronteiras. Candidaturas feitas em apenas um dos sites serão automaticamente indeferidas pela USP.

São requisitos do programa:

1) média ponderada mínima de 6,0 (limpa);2) pontuação mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em edição de 2009 ou posterior, de acordo com cada edital;3) ter, no máximo, um trancamento em disciplina obrigatória ou uma pendência;4) ter concluído entre 20 e 90 por cento do curso até o último dia de análise por parte da Unidade (IES);5) o aluno deverá, obrigatoriamente, ter concluído dois semestres na USP, mesmo nos casos de transferência interna, transferência externa e vestibular em que se tenha obtido aproveitamento de créditos superior a 20 por cento;6) todos os alunos deverão ter cursado um semestre antes de viajar (por exemplo, alunos que trancaram o semestre e destrancaram para participar do processo de intercâmbio terão inscrições indeferidas, mesmo cumprindo todos os critérios listados anteriormente).

Por pendência entende-se:

- reprovação em disciplina que tenha sido posteriormente oferecida, mas o aluno não cursou e nem se matriculou (se matriculado no semestre vigente, deve constar a sigla MA no Júpiter Web);

- trancamento em disciplina obrigatória que tenha sido posteriormente oferecida, mas o aluno não cursou e nem se matriculou (como no caso anterior, se matriculado no semestre vigente, deve constar a sigla MA no Júpiter Web);

Note que não são pendências as reprovações cumpridas com sucesso, as reprovações em disciplinas em que não houve nova oferta e os trancamentos em disciplina optativas.

A análise por parte da CCInt abrangerá até o último dia para deferimento/indeferimento das candidaturas, tanto para o requisito 3) quanto para o requisito 4). Ou seja, o aluno deve ter, no máximo, um trancamento em disciplina obrigatória ou uma pendência e possuir de 20 a 90 por cento do curso concluídos até o último dia de análise da Unidade (IES). Verifique o cronograma no respectivo edital.

Observações

1) alunos que tiverem reprovações e/ou trancamentos em disciplinas optativas devem encaminhar e-mail para ccinteesc@sc.usp.br com o código e o nome das disciplinas, além de nome e número USP do aluno, para verificação no Serviço de Graduação da EESC;2) a Comissão de Cooperação Internacional da EESC decidiu não adotar para a chamada de agosto de 2014 o critério do item 2.2.1 do edital com as instruções no Sistema Mundus, referente à média normalizada acima de 5,0. A adoção desse critério será estudada para os próximos editais.

Esclarecimento de dúvidas

A Agência USP Internacional organizou um FAQ no qual as perguntas mais frequentes foram inseridas. Clique aqui para acessá-lo.

Caso ainda haja eventuais dúvidas, as questões sobre os editais do CsF para os alunos serão respondidas exclusivamente através do Fale Conosco do Sistema Mundus, do e-mail ccint@eesc.usp.br ou pessoalmente no balcão da CCInt, localizado no primeiro andar do Bloco E-1.

informaçãoComissão de Cooperação InternacionalE-mail: ccinteesc@sc.usp.br