Plano USP: 13º Comunicado do GT Readequação do Ano Acadêmico

22/03/2021

O Grupo de Trabalho responsável pelo Plano USP de Readequação do Ano Acadêmico comunica novas restrições vinculadas à Fase A e reafirma decisões anunciadas anteriormente.

As novas restrições começam a vigorar a partir do dia 25 de março, às 20h. Assim:

1. Os campi devem ter restrição rigorosa de circulação de pessoas e acesso de veículos. No campus Butantã o acesso será exclusivamente pelo Portão 1 (P1). Portões 2 e 3 permanecerão fechados.

2. Estão proibidas quaisquer atividades que resultem em aglomeração de pessoas, mesmo em ambiente aberto.

3. Atividades presenciais, não essenciais, estão proibidas.

4. Ambientes internos às Unidades, aos Órgãos e nos campi que tenham potencial de aglomeração devem permanecer fechados.

Estas determinações têm validade até o dia 05 de abril de 2021, às 5h, quando o GT PRAA emitirá um novo comunicado.

Adicionalmente, o GT PRAA reafirma que:

• O primeiro semestre letivo do ano acadêmico de 2021 terá início em 12 de abril exclusivamente por meio de aulas remotas.
  • As atividades de pós-graduação e de cultura e extensão devem acontecer por meio remoto.
  • As atividades de pesquisa relacionadas à pandemia podem continuar, desde que se respeite o protocolo de biossegurança e o número máximo de pessoas em ambiente fechado.
  • Atividades de pesquisa experimentais não associadas à pandemia devem ser suspensas, desde que não acarretem prejuízo à Universidade.
  • Atividades essenciais vinculadas à saúde, como Hospital Universitário, UBAS, Centro de Saúde e outros, deverão ser mantidas em funcionamento, sempre respeitando o protocolo de biossegurança.
  • Manutenção de biotérios, de alimentação de animais, de equipamentos especiais podem ser mantidos em funcionamento, desde que tenha a concordância do Dirigente.
  • Viagens internacionais podem ocorrer, desde que tenha a concordância do Dirigente.
  • A entrega de marmitas e o funcionamento das moradias estudantis podem ocorrer, respeitando-se o protocolo de biossegurança.
  • Obras em andamento e prestação de serviços terceirizados podem ocorrer, respeitando-se o protocolo de biossegurança.

Cabe aos Dirigentes manter o mínimo de atividades administrativas, priorizando as atividades remotas e, quando necessária, a atuação presencial, garantindo o rígido respeito aos protocolos de biossegurança.

Os Dirigentes devem avaliar as especificidades de suas Unidades e atuar com o objetivo de evitar a circulação de pessoas.

São Paulo, 22 de março de 2021

GT Readequação do Ano Acadêmico

(O documento está disponível neste link)