02/10/2023

Acontece nesta quinta-feira, dia 5, às 9 horas, na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), a palestra Processos de recuperação ambiental do Rio Doce após o rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, a ser proferida pelo engenheiro civil Guilherme de Lima.

Com mais de 20 anos de experiência em projetos de engenharia relacionados à hidrologia, hidráulica e recursos hídricos, o convidado também está envolvido em trabalhos hidrotécnicos relacionados ao tema que irá abordar.

O evento será realizado no anfiteatro do Bloco de Engenharia Ambiental, localizado na Área 2 do campus da USP.

Rio Doce afetado pelo rompimento da barragem do Fundão. EBC - (Crédito: Leonardo Merçon/Instituto Últimos Refúgios/Divulgação)

Resumo:
A passagem da onda de rejeitos e detritos criada pelo rompimento da barragem de Fundão, em 5 de novembro de 2015, resultou em impactos severos nos ecossistemas aquáticos do Rio Doce. Aproximadamente 45 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro, compostos principalmente por sedimentos muito finos, foram liberados da barragem e atingiram os rios Gualaxo do Norte, Carmo e Doce. A recuperação do sistema fluvial do Rio Doce tem se mostrado um processo desafiador devido à complexidade dos sistemas naturais. Essa apresentação irá mostrar e discutir algumas das análises e estudos que foram desenvolvidos após o acidente para entender os processos de recuperação ambiental dos rios e orientar os esforços de recuperação do sistema fluvial do Rio Doce.

Apresentador: Dr. Guilherme de Lima
Guilherme de Lima é engenheiro civil com mais de 20 anos de experiência em projetos de engenharia relacionados à hidrologia, hidráulica e recursos hídricos. Guilherme possui mestrado e doutorado em hidráulica e saneamento pela Universidade de São Paulo (parte da pesquisa foi realizada na Dinamarca em cooperação com a DHI Water and Environment), onde esteve envolvido em recursos hídricos e atividades de pesquisa e ensino. A experiência prática de Guilherme evoluiu através da participação em uma ampla gama de projetos de engenharia hidrotécnica (incluindo projetos no Canadá, Estados Unidos, Brasil, Peru, República Dominicana e Equador). Suas responsabilidades técnicas e experiência incluem análise hidrológica e hidráulica, engenharia fluvial, restauração de rios, hidráulica de pontes, travessias de dutos, mapeamento e estudos de gerenciamento de planícies de inundação, operação de reservatórios e planejamento e gerenciamento de recursos hídricos. Guilherme trabalhou para a Northwest Hydraulic Consultants (NHC) em Vancouver, Canadá, por quase 5 anos em uma variedade de projetos relacionados a recursos hidricos. Guilherme é atualmente o diretor da NHC Brasil Consultores Ltda, uma subsidiária da NHC.

Experiência com o rompimento da barragem de Fundão:
Guilherme está envolvido em trabalhos hidrotécnicos relacionados ao rompimento da barragem de Rejeitos de Fundão, desde 2016. Inicialmente, ele esteve envolvido com a revisão por pares e análise hidrotécnica dos trabalhos de restauração, erosão e controle de sedimentos e mitigação de rejeitos de barragens ao longo dos primeiros 130 km de rios afetados. Posteriormente, ele foi liderando e envolvido em vários estudos de alta complexidade, incluindo transporte de sedimentos, avaliações hidrológicas, hidráulica fluvial, restauração de rios e estudos de qualidade da água, bem como revisão de campo e inspeção de locais de mitigação ao longo do Rio Doce. A natureza multidisciplinar das questões, a grande área afetada, a urgência necessária para realizar as atividades de recuperação e o número de partes interessadas tornam esse projeto extremamente complexo e desafiador.