COMUNICADOS: Docentes e Funcionários

Professor da EESC recebe menção honrosa em concurso fotográfico “Imagens em Patrimônio”

12/07/2023

O professor Maximiliam Luppe, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), foi agraciado com a Menção Honrosa no I Concurso de Fotografia do Patrimônio Cultural da USP “Imagens em Patrimônio”, promovido recentemente pelo Centro de Preservação Cultural / Casa da Dona Yayá, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da universidade.

O concurso foi criado com o objetivo de promover o debate e a reflexão acerca das múltiplas formas do patrimônio universitário, buscando ampliar sua compreensão e fomentar, a partir de registros fotográficos, a salvaguarda, o conhecimento, a divulgação e o pertencimento desse valioso patrimônio.

A condecoração se deu na categoria 5 do concurso, que trazia como tema “Objetos/Edificações”. A foto premiada de Luppe retratava um dos blocos do Conjunto de Apoio Didático da Área 2 do Campus USP de São Carlos. “A fotografia procurou retratar o interior do prédio, através dos cobogós, aproveitando o contraste gerado pela penumbra da transição do dia para a noite e a iluminação interna, após o encerramento das aulas, ressaltando as figuras geométricas e criando um efeito 'pixelizado' em tons pastéis", descreveu Luppe.

Além da categoria em que o docente da EESC foi condecorado, foram selecionadas e premiadas fotos nas categorias Celebrações, Formas de Expressão, Saberes, Lugares.

A cerimônia de Apresentação e Premiação do concurso acontecerá nesta quarta, 12, às 19h, no Centro de Preservação Cultural - Casa da Dona Yayá, à Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo.

Bloco do Conjunto de Apoio Didático da Área 2 do Campus USP de São Carlos