Professor da EESC-USP recebe título de Doutor Honoris Causa da Universidad Andina del Cusco

13/06/2023

Universidad Andina del Cusco (Peru)

Docente desde 1988 do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, o professor José Leomar Fernandes Júnior foi agraciado no último mês de abril com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidad Andina del Cusco (UAC), no Peru.

A outorga foi conferida e aprovada pelo Conselho Universitário da instituição peruana e comunicada ao professor da EESC, que esteve no início deste semestre em Cusco para proferir a palestra magistral do curso de Engenharia Civil da universidade local, criada em 1979 e que possui cerca de 20 mil estudantes (graduação e pós-graduação).

A entrega da honraria deve acontecer de modo virtual, em cerimônia com data ainda a ser definida e de acordo com a agenda da magnífica reitora da UAC, a professora Yanira Bravo Gonzales.

“Ser agraciado com o título de Doutor Honoris Causa, título mais importante concedido por uma universidade, aprovado pelo seu Conselho Universitário é, por si só, motivo de muito orgulho. Receber esse título de uma universidade estrangeira, sendo reconhecido como uma personalidade eminente e que se destacou pela contribuição à engenharia do mundo e do Peru, é motivo de surpresa e orgulho ainda maior”, se emociona o pesquisador da EESC.

Ele também explicou a ligação com a universidade do país vizinho. Fernandes Júnior foi professor e orientador no mestrado de dois engenheiros peruanos, José Francisco Gomez Pantigoso e Jorge Rodolfo Escalante Zegarra, que têm tido grande destaque para a melhoria da infraestrutura de transportes do Peru, notadamente na área de materiais asfálticos.

Prof. José Leomar durante visita à universidade peruana.

Esse vínculo acadêmico fez, por meio de Escalante, que também é docente da UAC, que o professor da EESC fosse o escolhido para ministrar, no início de 2023, a palestra magistral para o curso de Engenharia Civil daquela instituição de ensino superior. Segundo Fernandes Júnior, além desse evento recente no Peru e em função do notável currículo acadêmico, decidiram-se pela proposição de outorga do título de Doutor Honoris Causa, posteriormente aprovado por unanimidade no Conselho Universitário da UAC, com a seguinte justificativa: "por suas importantes contribuições para o desenvolvimento das ciências, das tecnologias, das humanidades e para o desenvolvimento social em nível internacional”.

A resolução do Conselho Universitário da UAC ainda destaca o seguinte trecho na justificativa da outorga da honraria ao professor da EESC: “pelo excelente profissional que tem contribuições notáveis para o avanço da área de transportes em nível internacional e, em reconhecimento aos seus méritos especiais, como estudos concluídos com prática profissional brilhante, desenvolvimento de inúmeros projetos, pesquisas realizadas, livros, artigos publicados em revistas indexadas, assessoria em pré e pós-graduação, consultorias, entre outros, cabe destacar que o profissional proposto é um profissional de destaque e personalidade do cenário internacional, que possui diversas obras e trajetória pessoal, que homenageia com seus méritos e contribuições para o desenvolvimento da ciência da Engenharia Civil na área de Transportes; por mérito pelo qual conquistou o reconhecimento público da comunidade acadêmica, sendo autor de inúmeros publicações e distinções honrosas de categoria internacional, contribuindo para a ciência da Engenharia de Transporte”.

Professor há 35 anos do Departamento de Engenharia de Transportes da EESC-USP, José Leomar Fernandes Júnior foi professor visitante de cinco universidades no exterior (Universidade do Texas, em Austin/EUA, 1992/1993; Universidade de Waterloo/Canadá, 1995; Universidade da Flórida, em Gainesville/EUA, 1999/2000; Universidade do Minho, Portugal, 2005; e Universidade Tecnológica de Viena, Áustria, 2008).

Graduado como Engenheiro Civil (1984), mestre em Transportes (1989) pela USP e doutor em Transportes (1995) pela USP e pela Universidade do Texas (Austin/EUA), Fernandes Júnior orientou 17 teses de doutorado e 34 dissertações de mestrado, já defendidas.

O pesquisador tem ainda mais de 350 artigos publicados em revistas técnicas e anais de congressos no Brasil e em 17 países no exterior, notadamente sobre Infraestrutura de Transportes (Sistemas de Gerência de Pavimentos Rodoviários, Urbanos, Aeroportuários, Ferroviários e de Vias Não Pavimentadas; Misturas Asfálticas; Ligantes Asfálticos - foi precursor, no Brasil, de pesquisas sobre asfalto-borracha; Projeto Geométrico; Drenagem de Rodovias).

Por Alexandre Milanetti - Ex-libris