COMUNICADOS

Professor e doutoranda da EESC participam da 2ª edição do programa internacional Future17

16/12/2022

O professor Aldo Roberto Ometto, do Departamento de Engenharia de Produção da EESC-USP, e a doutoranda Ana Maria Rodrigues Costa de Castro, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento, foram selecionados para participar da 2ª edição do Future17.

O programa é uma iniciativa global oferecida pela University of Exeter e pela Quacquarelli Symonds Limited (QS) no Reino Unido, e conta com a participação de diferentes universidades espalhadas pelo mundo, incluindo a Universidade de São Paulo. O objetivo do programa é desenvolver soluções relacionadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Ambos foram selecionados para trabalhar no mesmo projeto, que tinha como tema a indústria da moda, e foi solicitado pela organização Threading Change, do Canadá. A equipe foi composta pelas doutorandas da USP, Ana Maria Castro (NEPER-EESC) e Eduarda Miller de Figueiredo (NEREUS-FEA), e por Aidan Bossert, Jermaine Isaacs e Jordan Magrobi, da Stellenbosch University, da África do Sul.

Como resultado do trabalho desenvolvido, o grupo propôs indicadores para avaliar o cumprimento dos ODSs 5 (igualdade de gênero), 6 (água potável e saneamento), 8 (trabalho decente e crescimento econômico), 9 (indústria, inovação e infraestrutura), 12 (consumo e produção responsáveis), 13 (ação contra a mudança global do clima) pela indústria da moda.