Professores da EESC recebem o Prêmio Ciência-Tecnologia de São Carlos

30/10/2023

Em sessão solene da Câmara Municipal de São Carlos, realizada na última quinta-feira, dia 26, foi realizada a entrega do Prêmio Ciência-Tecnologia de São Carlos 2023, instituído pela Lei Municipal nº 12.618/2000.

Nesta edição, três pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) foram agraciados: a professora Maria Bernadete Amâncio Varesche, do Departamento de Hidráulica e Saneamento, a professora Patrícia Hennig Osmari, do Departamento de Engenharia de Transportes, e o professor Thiago Boaventura Cunha, do Departamento de Engenharia Mecânica.

O diretor da EESC-USP acompanhado dos professores premiados: Patrícia, Bernadete e Thiago.

O diretor Fernando Martini Calatano comentou a tripla premiação "A Escola de Engenharia está representada em três das nove modalidades do prêmio. O reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos professores homenageados é, para nós, enquanto instituição, um orgulho muito grande. Há 70 anos essa história de ciência, tecnologia e inovação tinha início, com a criação da EESC-USP. O trabalho se multiplicou, transbordou e, hoje, somos a Capital Nacional da Tecnologia. Parabéns a todos os premiados".

Fizeram parte da mesa de autoridades a vereadora Laíde das Graças Simões, representando o presidente da Câmara; vereador Robertinho Mori, propositor da lei; Prof. José Galizia Tundisi, secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, representando o prefeito; Prof. Pedro Sérgio Fadini, Pró-Reitor de Pesquisa, representando a reitoria da UFSCar; Prof. Fernando Catalano, Diretor da Escola de Engenharia de São Carlos – USP; Prof. Sérgio Luisir Discola Júnior, representando a reitoria do IFSP; José Marconcini, chefe geral da Embrapa Instrumentação e Profa. Débora Gonzales Costa Blanco, Dirigente Regional de Ensino.

"A Câmara Municipal tem grata satisfação de realizar a sessão, aos vencedores desta importante distinção, conferida a personalidades de notável contribuição ao conhecimento e a inovação. (...) Expressa o reconhecimento da coletividade são-carlense ao fundamental papel da pesquisa cientifica no progresso humano. Os premiados são pessoas altamente representativas da excelência do polo cientifico e tecnológico estabelecido em nossa cidade", destacou a presidente da sessão em sua fala de abertura.

Profa. Maria Bernadete Amâncio Varesche é premiada na Modalidade Pesquisadora Sênior - Prêmio Yvonne Primerano Mascarenhas.

Profa. Maria Bernadete Amâncio Varesche recebe placa com homenagem da Prefeitura Municipal de São Carlos.

Professora Patrícia Hennig Osmari é premiada na Modalidade Jovem Pesquisadora – Prêmio Wanda Aparecida Machado Hoffmann.

Professora Patrícia Hennig Osmari recebe placa com homenagem da Prefeitura Municipal de São Carlos.

Prof. Thiago Boaventura Cunha é premiado na Modalidade Jovem Pesquisador - Prêmio Antônio Pereira de Novaes

Prof. Thiago Boaventura Cunha recebe placa com homenagem da Prefeitura Municipal de São Carlos.

Público presente na solenidade de premiação.

Certificado de premiação entregue aos homenageados.

Confira a lista completa dos vencedores da edição 2023 do Prêmio:

Modalidade Pesquisador Sênior - Prêmio Sérgio Mascarenhas de Oliveira:
Silvio Crestana
Fernando Mauro Lanças

Modalidade Pesquisadora Sênior - Prêmio Yvonne Primerano Mascarenhas:
Debora Marcondes Bastos Pereira Milori
Maria Bernadete Amâncio Varesche

Modalidade Jovem Pesquisador - Prêmio Antônio Pereira de Novaes:
Thiago Boaventura Cunha

Modalidade Jovem Pesquisadora – Prêmio Wanda Aparecida Machado Hoffmann:
Patrícia Hennig Osmari
Laís Canniatti Brazaca