COMUNICADOS: Alunos

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica promove palestra sobre o futuro da manufatura

28/11/2023

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da EESC-USP convida para a palestra Embracing the Future of Manufacturing: A Comprehensive Study on the Implementation and Opportunities of Industrial Digital Platforms and Artificial Intelligence in the Context of Grinding Advanced Materials, a ser ministrada pelo professor Peter Krajnik, Chalmers University of Technology - Gotemburgo (Suécia).

Dia: 8 de dezembro de 2023, sexta-feira
Local: Espaço Minerva (Anf. Jorge Caron)
Evento presencial (não haverá transmissão pelo YouTube)

Em sua apresentação, o Prof. Krajnik discutirá o potencial transformador das tecnologias da Indústria 4.0 e suas implicações para o setor manufatureiro, com foco específico na retificação de materiais avançados. É examinada a implantação de algoritmos de Inteligência Artificial (IA) para aprimorar os processos de produção, enfatizando sua capacidade de tomada de decisão baseada em dados e análise preditiva. É fornecida uma discussão aprofundada sobre a integração da IA com máquinas-ferramentas, destacando a importância da aquisição robusta de dados e as vantagens da computação de ponta para um processamento de dados local e rápido. É dada mais atenção à implementação do Asset Administration Shell (AAS) como uma representação padronizada para ativos industriais, com ênfase no seu papel na facilitação da interoperabilidade e na habilitação de Gêmeos Digitais dentro de um ecossistema de máquinas-ferramentas.

A apresentação termina com uma análise da manutenção preditiva possibilitada pela IA, juntamente com as potenciais oportunidades para novos modelos de negócios na indústria transformadora.

O objetivo dessa apresentação é lançar luz sobre as oportunidades e desafios interessantes que são inerentes à transformação digital em curso no setor industrial.

A palestra incluirá estudos de caso dos esforços colaborativos de P&D com gigantes industriais suecos, como SKF, Grupo Volvo e Sandvik, que esperançosamente inspirarão futuras colaborações com a Universidade de São Paulo.

O evento é uma das atividades científicas relacionadas à visita do Prof. Krajnik ao Brasil, financiada pela Programa Print-USP/Capes, Pesquisador Visitante do Exterior (PVE), com organização do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica e apoio dos Departamentos de Engenharia Mecânica (SEM) e de Engenharia de Produção (SEP), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).

Informações do Prof. Peter Krajnik

Mais informações sobre a palestra e demais atividades científicas: Prof. Eraldo J. da Silva - eraldodasilva@usp.br