Projeto da EESC é aprovado no edital do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas

21/12/2023

O projeto Plataforma de monitoramento e avaliação do Plano das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí no Estado de São Paulo foi aprovado recentemente no edital do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Com duração prevista de quatro anos, e início em 2024, o projeto tem o objetivo de contribuir para as práticas de monitoramento e avaliação do impacto do Plano das Bacias PCJ, principal instrumento da política de recursos hídricos. Ele será coordenado pelo professor Tadeu Malheiros, do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

Malheiros, que é responsável pela Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias CT-ID dos Comitês PCJ há vários anos, considera que "essa participação foi essencial na construção de um ambiente de colaboração e de confiança e no desenho de um projeto de pesquisa alinhado à real necessidade do PCJ".

As ações auxiliarão no cumprimento das metas do Plano, com foco, nesta primeira etapa, na redução da demanda hídrica, a partir de inovação na gestão para controle de perdas de água no sistema de abastecimento dos municípios integrantes das Bacias PCJ, na perspectiva de criar uma Plataforma de benchmarking, bem como mapear ações e compreender as melhores estratégias para promover mudanças comportamentais associadas ao programa de educação ambiental para redução do consumo de água no contexto PCJ.

O projeto está alinhado às diretrizes da USP e às demandas da FAPESP e de várias instituições internacionais de fomento à pesquisa, visando aproximar as universidades da realidade dos processos de formulação e implementação de políticas públicas. De um lado a universidade ganha na internalização do aprendizado em suas atividades de ensino e pesquisa e, de outro, a gestão pública e sociedade ganham em políticas mais robustas, duradouras e construídas em bases científicas, trazendo a sustentabilidade como eixo transformador.

O Programa de Pesquisa em Políticas Públicas (PPPP), segundo a Fapesp, é caracterizado pela “aplicação direta de ciência no aprimoramento das políticas públicas, nos processos de sua gestão e na inovação em gestão pública que contribuam para o desenvolvimento sustentável do Estado e para melhoria do bem-estar da sociedade”. Para tanto, é fundamental que o processo de elaboração do projeto de pesquisa nesta modalidade de fomento seja feito em formato participativo e colaborativo entre a universidade e os atores responsáveis pela implementação e inovação da gestão pública.

Prof. Tadeu Malheiros, coordenador do projeto recém-aprovado no edital Fapesp – PPPP