COMUNICADOS: Docentes e Funcionários

Reitoria lança Programa USP de Incentivo a Centros de Pesquisa e Inovação Especiais

24/11/2023

Montagem sobre ilustrações rawpixel/Freepik – Arte: Jornal da USP

Foi publicada hoje, dia 23 de novembro, no Diário Oficial do Estado, a resolução da Reitoria que cria o Programa USP de Incentivo a Centros de Pesquisa e Inovação Especiais (Cepix), voltado ao fomento e à continuidade das atividades de pesquisa, inovação e difusão anteriormente contempladas pelo projeto de Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids), financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que estejam encerrando o prazo de vigência.


 

Com o novo programa, as unidades de ensino ou institutos especializados que atuam como sede de Cepids, que estejam encerrando o prazo de vigência, poderão encaminhar propostas de criação de Centros de Pesquisa e Inovação Especiais (Cepix), “visando à continuidade das atividades já reconhecidas, interna e externamente, como de excepcional relevância”, conforme consta na resolução. O Cepix deverá ter escopo, plano de atividades e atuação análogos aos do Cepid contemplado pela Fapesp.

Para serem elegíveis, os Cepids sediados na USP devem estar há, no mínimo, nove anos participando do programa da Fapesp. As propostas serão avaliadas por uma comissão científica, nomeada pelo reitor e composta de especialistas externos à Universidade, que ficarão responsáveis por atestar a eficiência acadêmica desses centros, que serão vinculados administrativamente às respectivas unidades de ensino ou institutos especializados.

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior ressalta que a preocupação da Universidade é que os projetos dos Cepids, atualmente financiados pela Fapesp, corram o risco de não ter continuidade.

O reitor explica que, embora a estrutura do Cepix seja parecida à dos centros recentemente criados pela Reitoria – Centro de Estudos e Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão; Centro de Estudos Amazônia Sustentável; Centro de Agricultura Tropical Sustentável; Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical; Centro Observatório das Instituições Brasileiras; Centro de Estudos de Gases do Efeito Estufa e Centro de Estudos em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina – os novos centros estarão ligados às Unidades de Ensino e Pesquisa ou institutos especializados. “Nosso propósito é mantermos esses centros, que são caracterizados pela excelência de suas pesquisas interdisciplinares em temas estratégicos”, destaca.

Por Adriana Cruz - Jornal da USP