Série Trajetórias que Inspiram recebe egresso da EESC nesta sexta-feira

28/11/2023

EESC-USP: Formação transformadora para a vida! Esse é o tema do encontro que acontece nesta sexta-feira, dia 1º, às 10 horas, com participação do engenheiro Francisco J. Silva Lopes, egresso da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP).

Graduado em Engenharia Elétrica/Eletrônica pela EESC, em 1984, Lopes é cidadão brasileiro, americano e português. Viveu cerca 20 anos entre Brasil, Canadá, Estados Unidos e Angola e, hoje, reside em Portugal.

Os participantes irão conhecer a bem sucedida trajetória profissional de Lopes e um pouco das histórias da sua convivência com moradores do Alojamento do Campus. O evento "amigos e ex-moradores do Aloja - Encontro 2023" celebrará amizades e convivências.

O evento faz parte da Série Alumni Campus USP São Carlos ... trajetórias que Inspiram e contará com participação dos professores José Carlos Maldonado (ICMC) e José Marcos Alves (EESC). As atividades integram a programação de celebração dos 70 anos da Escola e visam motivar os atuais estudantes, por meio de exemplos de sucesso profissional de ex-alunos, e estreitar laços entre as diferentes gerações que passaram pela instituição.

Com transmissão on-line pelo Canal da EESC-USP no YouTube, o encontro será realizado no Anfiteatro Jorge Caron. Todos estão convidados para participar.

Sobre o palestrante:

1984: Graduação em Engenharia Elétrica/Eletrônica em 1984 pela EESC, com ênfase em Computação Eletrônica pelo ICMC.
1985: Primeira experiência com automação industrial, com atuação na produção de álcool e controle de silos graneleiros.
1986: Ingresso no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, atuando no desenvolvimento de sistemas de transmissão PCM.
1989: Formação na Alemanha em redes ISDN (Integrated Services Digital Networks).
1989/1991: Membro da equipe que desenvolveu o circuito integrado brasileiro para ISDN, em conjunto com a Mitel/Canada e British Telecom/UK, no Canadá, sendo responsável pelas rotinas e sistemas de teste do CI, escritos em linguagem C.
1993/1995: Transição para o novo Departamento de Sistemas de Operações do CPqD, na área de Planejamento Integrado de Sistemas, com foco na mudança de Mainframe para sistemas distribuídos.
Coordenador do desenvolvimento do Plano de Operações Integradas (PLANOP) para as empresas operadoras do Sistema Telebras,
1996/2000: Gerente de Planejamento e Integração de Sistemas do CPqD.
1998: Coordenador da implantação do Centro e Núcleos de Especificação e Desenvolvimento de Sistemas, utilizando ferramentas I-CASE.
2000/2017: Diretor Técnico da subsidiária americana - CPqD Technologies and Systems, Inc.
2007/2011: Consultor técnico do grupo SONANGOL, em Angola, para sistemas de mediação, atendimento a clientes e faturamento/arrecadação.

Encontro: Alumni Campus USP São Carlos ... trajetórias que Inspiram
Dia: 01/12/2023 - às 10 horas