Time Enactus USP São Carlos conquista prêmios da Sumitomo Chemical e da Start Fellowship

14/12/2023

No último dia 16 de novembro, os três times finalistas de toda a Rede Enactus Brasil, que se inscreveram para a 3ª edição do Prêmio Sociedade Sustentável Sumitomo Chemical puderam apresentar os resultados obtidos entre os meses de maio a novembro de 2023.

Nesse período de vigência do edital, os 12 selecionados receberam auxílio financeiro e mentorias para desenvolverem atividades relevantes aos projetos, que concorriam em duas categorias: Aceleração e Desenvolvimento. Com o objetivo da promover uma sociedade mais sustentável, a Rede Enactus Brasil, em conjunto com a Sumitomo Chemical, escolheu como time campeão, na categoria Aceleração, o Projeto Domus do Time Enactus USP São Carlos, que foi laureado com R$ 12,5 mil para investir no projeto.

Além desta importante premiação, o Projeto Mirus, desenvolvido pelo grupo de extensão, também ficou classificado em 1o Lugar no Start Fellowship, um programa de aceleração de 4 meses que será realizado em St. Gallen, Suíça, com um valor de US$20.000,00.

O Time Enactus USP São Carlos é um grupo de extensão da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP), que começou a se estruturar no ano de 2013 com o objetivo comum de ajudar as comunidades menos assistidas a mudar a sua trajetória de vida, utilizando o empreendedorismo social. Em 10 anos de atividades, tenho como professor conselheiro o docente Evaldo Luiz Gaeta Espindola,  do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS), da Escola de Engenharia de São Carlos, já foram concluídos 8 projetos de extensão, envolvendo 485 alunos que dedicaram mais de 61.000 horas para impactar direta e indiretamente a vida de aproximadamente 3.000 pessoas. Neste longo percurso, o Time já recebeu 5 prêmios em âmbito nacional e 29 prêmios em seus projetos individuais, os quais estão vinculados a 12 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, além dos prêmios recebidos para dois alunos, como Universitário do Ano, e como Professor Conselheiro do Ano. Atualmente, o Time conta com 39 membros de diversas unidades do campus, representando  12 cursos diferentes, os quais estão envolvidos em 2 projetos direcionados ao Acampamento Capão das Antas, em São Carlos/SP (Projetos Domus e Kairós) e 1 em parceria com a Cooperativa Acácia de Catadores, de Araraquara/SP (Projeto Mirus).

A Enactus é uma organização sem fins lucrativos presente em mais de 33 países, com mais de 37.000 estudantes universitários e seus professores, presente em mais de 2.000 campi universitários ao redor do mundo.

Ao assumir a missão “engajar a próxima geração de líderes empreendedores no uso de princípios de inovação e negócios para melhorar o mundo”, a Enactus estimula estudantes universitários a desenvolver projetos para melhorar as condições de vida de comunidades, ao mesmo tempo em que, ao participar de atividades de extensão como esta, os alunos melhoram as habilidades para se tornarem líderes do futuro, com uma visão responsável sobre pessoas, negócios e meio ambiente. Tornam-se também transformadores sociais, levando para a sociedade o conhecimento que estão adquirindo, empoderando pessoas com a descoberta de novos potenciais, contribuição para uma maior integração entre academia e sociedade.