Trabalhos da EESC-USP foram premiados no 37º congresso da ANPET

24/11/2023

Da esquerda para a direita: Prof. Antônio Nélson, Daniela Vanessa Lara, André Morelli e Prof. André Cunha.

Durante o 37º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, realizado no período de 6 a 10 deste mês, em Santos (SP), dois trabalhos de alunos e professores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) foram premiados. O evento é promovido anualmente pela Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET), uma instituição sem fins lucrativos, criada com o propósito de atuar como um fórum especializado para discussão da pesquisa e ensino em transportes no Brasil.

O primeiro trabalho, “Incorporando competição na avaliação de acessibilidade dual: o método do equilíbrio competitivo”, tem como autores o doutorando André Borgato Morelli, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, e o professor André Luiz Cunha, do Departamento de Engenharia de Transportes (STT) da EESC, tendo sido premiado na categoria Produção Científica, na área de Planejamento Territorial do Transporte.

Já o trabalho intitulado “Exploring relationships between Hofstede’s cultural dimensions and sutainability and road safety indicators”, de autoria da doutoranda Daniela Vanessa Rodrigues Lara, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, e do professor Antônio Nélson Rodrigues da Silva (STT/EESC), recebeu o prêmio na categoria Produção Científica, na área de Aspectos Econômicos, Sociais, Políticos e Ambientais do Transporte.

Essa edição do congresso contou com 430 participantes inscritos, 38 palestrantes e 17 atividades entre palestras, workshops, visitas técnicas e mesas-redondas.

A ANPET tem como missão servir como meio de representação e integração de pesquisadores, estudantes e profissionais de instituições de ensino e pesquisa, órgãos e empresas, visando à geração e difusão do conhecimento no setor de transportes para aperfeiçoar a produção técnico-científica, qualificar o ensino e a pesquisa, além de contribuir com a formação de recursos humanos e também fomentar a transferência de tecnologia gerada nos centros de pesquisa nacionais e internacionais para o setor produtivo do país.

A entidade é composta por professores, pesquisadores e profissionais de diversas instituições brasileiras de pesquisa e ensino, órgãos e empresas da área de transportes com reconhecida importância no setor. Sua atual presidenta, no biênio 2023/2024, é a professora Cira Souza Pitombo (STT/EESC-USP).

O congresso na ANPET é uma oportunidade na qual pesquisadores podem submeter trabalhos na forma de Artigos Científicos (AC), Comunicações Técnicas (CT), Relatórios de Teses e Dissertações (RT) e Relatórios de Iniciação Científica (RIC) para compor os anais do evento. Também são previstas a exposição de pôsteres, de forma a valorizar a participação de alunos de graduação e a realização de visitas técnicas.

Confira a galeria de fotos do evento.