COMUNICADOS: Docentes e Funcionários

USP e Embraer fortalecem parceria em pesquisa e formação profissional

27/07/2023

A visita de dirigentes da USP à unidade da Embraer em Gavião Peixoto aconteceu no dia 21 de julho - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Com o propósito de fortalecer relações e identificar novas oportunidades de parceria, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior visitou a unidade da Embraer em Gavião Peixoto, interior paulista, voltada para a produção de aeronaves militares e de componentes para aeronaves civis, além da realização de ensaios em voo.

“Construir parcerias com o setor produtivo integra a proposta da nossa gestão de aproximar a Universidade das empresas, do governo e da sociedade, para gerar melhorias que tenham impacto na vida das pessoas. E ter uma parceria com a Embraer, uma das maiores empresas do Brasil, é exatamente o que esperamos. Podem contar conosco para o que for necessário”, explicou Carlotti.

Durante a visita, além de reuniões para discutir novas oportunidades, a comitiva da USP pode conhecer a pista de 5 km do aeroporto de Gavião Peixoto, considerada a maior do hemisfério sul; a Torre de Controle; o simulador do KC-390; e os hangares da linha de montagem de Defesa e de Ensaios de Voo.

O vice-presidente e engenheiro-chefe da Embraer, Henrique Langenegger, ressaltou que “a Embraer existe porque o Estado investiu em sua criação, e temos a responsabilidade de manter esse investimento vivo. Nosso objetivo não é o lucro. O lucro é uma condição necessária para a empresa ser operante, mas nosso propósito é gerar benefícios para a sociedade, formando profissionais qualificados, desenvolvendo tecnologia”.

Participaram da visita o diretor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Fernando Martini Catalano; o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Sergio Persival Baroncin Proença; o vice-diretor da EESC, Antonio Nelson Rodrigues da Silva; o coordenador do curso de Engenharia Aeronáutica da EESC, Glauco Augusto de Paula Caurin; o diretor de Operações de Gavião Peixoto, Rodrigo Guimarães Cristofi; o gerente de Planejamento de Engenharia, Jorge Bittencourt; o gerente de Engenharia de Ensaio em Voo, Jens Geiger Wentz; o engenheiro de Desenvolvimento Tecnológico, Luciano Pedrote; e o supervisor de Simulação de Sistemas, Luis Carlos de Castro Santos, que também é professor do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP.

Há anos a Embraer e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) trabalham em iniciativas conjuntas, especialmente relacionadas ao curso de Engenharia Aeronáutica. Além de palestras e aulas pontuais ministradas por profissionais da Embraer, a empresa tem participação ativa na Semana da Engenharia Aeronáutica, organizada anualmente pela EESC; mantém um programa de mentoria, em que estudantes da EESC e engenheiros da Embraer trabalham em pares por dois meses; e um programa de atração de talentos, em que alunos de destaque são selecionados para participar de treinamentos e estágios.

A proposta agora é intensificar essa colaboração, estendendo as oportunidades também para outras Unidades da USP, especialmente a Escola Politécnica e a Escola de Engenharia de Lorena. “Esperamos que um fortalecimento da parceria entre a Embraer e a USP possa melhorar ainda mais a capacidade técnica de ambas as instituições, captando novos talentos e aumentando a motivação e a retenção de nossos talentos, assim como o impacto da pesquisa produzida”, explicou o engenheiro de Propulsão da Embraer e organizador da visita, Gustavo Trapp.

O diretor da EESC, Fernando Martini Catalano, lembrou que “a aproximação com a Embraer também tem um impacto positivo na formação do corpo docente da USP, com a experiência de profissionais que atuam no mercado e que trazem uma visão além da academia”.

Entre as principais possibilidades de colaboração que foram discutidas no encontro estão a realização de pesquisas em temas de interesse comum, o oferecimento de cursos de extensão voltados especialmente para engenheiros da Embraer e a criação de um programa de mestrado profissional em Engenharia Aeronáutica.

Com mais de 8 mil aeronaves entregues, a Embraer é a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo e é líder no segmento de até 130 assentos. Criada em 1969, a empresa revolucionou a tecnologia brasileira e atualmente possui cerca de 18 mil funcionários e unidades industriais, escritórios e centros de distribuição de peças e serviços nas Américas, África, Ásia e Europa.

Por Erika Yamamoto - Jornal da USP