Vai mudar! Reflexões sobre o papel da gestão da mudança nos processos de inovação das organizações

24/01/2024

Esse é o tema da mesa-redonda que acontecerá nesta quarta-feira, dia 31, das 18h30 às 20h30, no ONOVOLAB São Carlos.

Participam do encontro, o professor Mateus Gerolamo, docente da USP com atuação em Gestão da Qualidade, Projetos, Mudança e Inovação; Ana Carolina Bertassini, pesquisadora na Indústria Fox Economia Circular, e Lilian Graciano Ponce, consultora de empresas com ênfase em Transformação Digital e Gestão de Mudanças Organizacionais. Eles também são os autores do livro “Introdução à Gestão da Mudança em Organizações”.

A inscrição é gratuita e deve ser feita por meio desta plataforma para ter acesso liberado ao evento, que é presencial.

A realidade das organizações demanda uma capacidade organizacional de realização de inovações e mudanças contínuas, seja em seus produtos e serviços, em seus processos, ou mesmo em seus modelos de negócios. Não apenas a satisfação dos clientes é importante, mas também atender às necessidades de diferentes stakeholders, ou seja, uma perspectiva multi-stakeholders. Temas como Indústria 4.0/5.0, Inteligência Artificial, Inovação Disruptiva, Servitização, Product-Service Systems (PSS), Cocriação, Coinovação, Colaboração, Empresas Conscientes, Humanizadas, Diversidade e Inclusão (DEI), Economia Circular, Sustentabilidade, ESG, Empresas Autogeridas, Organizações do Conhecimento, dentre outros, estão mudando as organizações.

Como está sua organização nesse cenário? Como sua organização lida com as mudanças e inovações? Por que é tão difícil mudar e inovar em sua organização? E a capacidade da equipe de liderança para lidar com os projetos de inovação, de digitalização, de inclusão, de sustentabilidade?

Nessa mesa-redonda, os três convidados, mediados pelo time de serviços do ONOVOLAB, vão promover reflexões e participar de uma conversa fluida e rica com a comunidade sobre as diferentes barreiras, resoluções e realidades das organizações para implementar as diversas mudanças na busca por se manterem relevantes por meio da inovação.

A organização do evento repudia atos de agressão, racismo, machismo, LGBTQIA+fobia ou qualquer outro tipo de discriminação, ou violência. Atos de tal natureza não serão tolerados e serão passíveis de expulsão do evento.

O ONOVOLAB São Carlos fica à rua Aquidaban, nº1, próximo à Estação da Fepasa.

Nos vemos lá!

Quem são os convidados:

Prof. Dr. Mateus Gerolamo - Professor da Universidade de São Paulo (USP) e Bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Sua área de atuação compreende Gestão da Qualidade, Projetos, Mudança e Inovação. É Livre-Docente pela USP e realizou seu pós-doutorado no Instituto de Tecnologia de Berlim (TUB). É Doutor, Mestre e Engenheiro de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). Possui 20 anos de experiência em pesquisa, docência e projetos de consultoria com  ênfase em Gestão de Mudanças, Inovação e Cultura Organizacional, abrangendo diversos setores: alimentos, automobilístico, construção civil, cosméticos, educação, saúde, serviços, têxtil, dentre outros. Atua em aulas de graduação, pós-graduação, lato e stricto sensu, e MBAs da USP e UFSCar nos temas: Gestão da Mudança e da Inovação, Liderança, Indicadores de Desempenho / Balanced Scorecard, e Gestão da Qualidade. É Autor de livros, artigos nacionais e internacionais; revisor de periódicos internacionais, dentre eles o Journal of Organizational Change Management. Certificado CTT1 (Cultural Transformations Tools) – Richard Barrett Centre e Certificado Leading Organizations & Change – MIT Sloan School of Management.

Dra. Ana Carolina Bertassini -Pesquisadora na Indústria Fox Economia Circular. Doutora em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos, com tema de pesquisa em Economia Circular, Change Management e Inovação. Doutorado sanduíche no Instituto de Gestão da Inovação e Tecnologia na RWTH-Aachen University. Mestre em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), com ênfase na pesquisa em temas relacionados a Economia Circular e geração e captura de valores, no ano de 2018. MBA em Gestão Ambiental Empresarial pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) no ano de 2017. Graduada em Tecnologia em Gestão da Produção Industrial pela Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC-TQ) no ano de 2015. É autora de artigos nacionais e internacionais, publicações em periódicos da área de engenharia de produção e administração; bem como revisora de periódicos internacionais, dentre eles o Sustainable Production and Consumption e Journal of Cleaner Production.

Me. Lilian Graciano Ponce -Carreira consolidada em Planejamento e Estratégias de Negócios, Marketing de Produtos, Inovação e Gestão de Mudanças. Mais de 20 anos de experiência profissional construída em empresas de diversos segmentos: financeiro, telecomunicações, automotivo, agronegócio. Consultora de empresas com ênfase em Transformação Digital e Gestão de Mudanças Organizacionais (GMO), com certificação PROSCI. Atuação em projetos de inovação tecnológica, inovação de modelos de negócio, melhoria de processos, fusões e aquisições. Planejamento e coordenação de programas de comunicação, engajamento e capacitação de líderes e equipes. Graduada em Administração de Empresas (FEA- USP), MBA em Finanças pelo IBEMEC e Mestrado em Inovação e Empreendedorismo (FEA USP).