Seminário: "Mitigação de Impactos Socioambientais e alternativas para geração de valor no Aterro Sanitário de São Carlos"
18 de novembro de 2019

eesc seminario shs

Com organização da Comissão de Coordenação do Curso de Engenharia Ambiental da EESC e da UVS São Carlos Ambiental, o evento contará com a programação a seguir.

13h30 – 14h00 O gerente da São Carlos Ambiental, engenheiro Hanokh Yamagishi irá apresentar a São Carlos Ambiental/Grupo Solvi e a abordagem que tem sido aplicada na gestão dos resíduos sólidos em São Carlos, com foco nas operações do aterro sanitário e nas medidas de mitigação de impactos e de geração de valor implementadas e a implementar. Também serão exploradas oportunidades a serem consideradas, como geração de energia, tratamento de chorume, alternativas para redução de disposição de orgânicos e recicláveis.

14h00 – 14h15 O professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS) da EESC, Marcelo Zaiat, falará sobre alternativas para geração de energia.

14h15 – 14h30 O engenheiro ambiental e ex-aluno da EESC, Tulio Queijo de Lima, falará sobre as relações entre o plano municipal de gerenciamento de resíduos e a mitigação de impactos/geração de valor no aterro sanitário.

14h30 ­– 14h45 O engenheiro ambiental e ex-aluno da EESC, Pedro Souza Ferrão, falará sobre as iniciativas para aprimoramento da coleta seletiva no modelo cooperativo.

14h45 – 15h00 O professor do SHS, Valdir Schalch, falará sobre as alternativas para tratamento do chorume/lixiviado.

15h30 – 16h00Intervalo para café

16h00 – 16h45 Plenária de discussão: oportunidades para mitigação e geração de valor no aterro sanitário.

16h45 – 17h00 Encerramento e lançamento do Projeto Legado/Desafio São Carlos Ambiental: alternativas para o encerramento do aterro sanitário

Não é necessária inscrição prévia para participar. O Anfiteatro da Engenharia Ambiental localiza-se na área 2 do campus da USP em São Carlos, situada na Avenida João Dagnone, nº 1100, no Jardim Santa Angelina.

informação

Professor Marcelo Montaño Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC Tel.: (16) 3373-9546 E-mail: minduim@sc.usp.br