Alunos da EESC realizam workshop sobre Engenharia de Produção
Cada vez mais os alunos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP têm desenvolvido atividades complementares aos seus cursos de graduação com o intuito de colocar em prática o aprendizado adquirido na sala de aula.
18/06/2013
Da Redação | SVCOM
18/06/2013 Da Redação | SVCOM

Dentro dessa proposta, foi realizado na última sexta-feira, dia 14, o II Workshop de Introdução à Engenharia de Produção (WIEP), organizado pelos alunos do primeiro ano do curso de Engenharia de Produção.

 

Com o objetivo de aproximar os estudantes do Ensino Médio e Pré-vestibular do curso de Engenharia de Produção, o workshop aconteceu durante o dia todo e recebeu cerca de 180 visitantes de universidades - como a USP, UFSCar e UNESP - e de escolas de Ribeirão Preto e São Carlos, que puderam obter informações e esclarecer dúvidas sobre a carreira.

 

Para uma boa dinâmica, o workshop foi divido em algumas etapas. Inicialmente os participantes foram recebidos no Anfiteatro Jorge Caron, onde os  graduandos fizeram uma breve apresentação da USP, da EESC e do CAASO, e também abordaram o futuro da Engenharia de Produção.

 

Após as explanações, os visitantes foram divididos em dois grupos: enquanto um conhecia o Núcleo de Manufatura Avançada (NUMA), onde ocorrem pesquisas e atividades extracurriculares, outro participava de um bate-papo sobre as diversas áreas da Engenharia de Produção.

 

Para uma das coordenadoras do WIEP, Lívia Martins, o workshop foi um aprendizado positivo para os estudantes recém-chegados à universidade. “Foi muito importante passar nossa experiência para os visitantes, pois estávamos no lugar deles no ano passado e pudemos ver o quanto aprendemos nesse curto período e incentivá-los, mostrando que o esforço que eles fazem agora é algo que vale muito a pena”, declarou a aluna.

 

O evento fez parte da disciplina de Introdução à Engenharia de Produção, ministrada pelo professor Daniel Amaral, que destacou a atuação dos seus estudantes. “Eles tiveram que, em menos de dois meses, aprender o que é Engenharia de Produção eo curso, e sintetizar isso para o público do ensino médio. Não é uma tarefa simples. E ainda tiveram que organizar o evento, com a qualidade que se espera nas realizações da nossa Escola”.

 

As avaliações do evento foram bastante positivas, tanto por parte dos alunos quanto do professor. De acordo com a organização, 96% dos participantes avaliaram com nota 4 ou 5 - em uma escala de 0 a 5 - e 99% disseram que o WIEP os ajudou a entender o que é a Engenharia de Produção. “Estamos muito mais preparados e desenvolvidos agora do que éramos no começo da organização, quando mal sabíamos a quantidade de recursos que podemos encontrar dentro da própria USP”, declarou Lívia.

 

Para Amaral, o evento foi excelente. “Os organizadores demonstraram uma maturidade grande, um forte trabalho em equipe, seriedade e comprometimento. A todo momento me perguntavam como melhorar. A maioria não mediu esforços para que tudo fosse o melhor possível. Eles estão de parabéns! E ainda  senti um clima muito positivo entre eles, de companheirismo, respeito e sei que a disciplina cumpriu também o objetivo de aproximá-los. Eu estou muito satisfeito com os resultados e feliz por eles”, enfatizou o professor.

 

 Por Nathália Nicola, da Assessoria de Comunicação da EESC

 {gallery cols=4}/noticias/iiwiep{/gallery}


Veja também