USP cria edital para iniciativas de cultura e extensão ligadas ao desenvolvimento sustentável da ONU
31 de julho de 2020
Compartilhe:

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP abre inscrições para o 1º Edital de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão ligadas aos objetivos de desenvolvimento Sustentável da ONU.

O intuito é apoiar financeiramente projetos que estejam relacionados a pelo menos uma de suas 17 linhas temáticas e, fortalecer a interação da USP com a sociedade, favorecer a inovação no sentido de contribuir com o desenvolvimento nacional, estimular a concretização dos direitos humanos, a redução de desigualdades e a conquista dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Além das unidades de ensino e órgãos, pretende-se incrementar as ações dos programas e órgãos da PRCEU nos campos da diversidade, do cooperativismo, da acessibilidade, da cultura, da terceira idade e da articulação com as comunidades no entorno dos campi.

Os eixos temáticos são:

1 – Erradicação da pobreza;
2 – Fome zero e agricultura sustentável;
3 – Saúde e bem-estar;
4 – Educação de qualidade;
5 – Igualdade de gênero;
6 – Água potável e saneamento;
7 – Energia limpa e acessível;
8 – Trabalho decente e crescimento econômico;
9 – Indústria, inovação e infraestrutura;
10 – Redução das desigualdades;
11 – Cidades e comunidades sustentáveis;
12 – Consumo e produção responsáveis;
13 – Ação contra a mudança global do clima;
14 – Vida na água;
15 – Vida terrestre;
16 – Paz, justiça e instituições eficazes; e
17 – Parcerias e meios de implementação.

Serão selecionados apenas projetos que tenham ligação com pelo menos uma dessas áreas e que sejam coordenados por docentes ativos da USP sob a supervisão das comissões de cultura e extensão das unidades ou órgãos equivalentes.

Além disso devem envolver contato com a população externa à Universidade, ter comprovado impacto social para a concretização de direitos humanos, para a consolidação de entidades e projetos do terceiro setor e para a redução de desigualdades e de outras finalidades dos programas oficiais da PRCEU. Os projetos também deverão apresentar a relevância para as atividades de formação de graduação e pós-graduação, o respeito a sustentabilidade, a comprovada possibilidade de execução mesmo em período de isolamento social e apontar mecanismos e indicadores de avaliação de impactos e resultados.

O edital concederá auxílios até o valor total de 500 (quinhentos) mil reais, sendo que cada projeto aprovado poderá receber até 10 (dez) mil reais. Os auxílios poderão ser empregados pelo período máximo de 12 (doze) meses conforme cronograma apresentado e os limites temporais estabelecidos.

Para se inscrever os docentes deverão encaminhar, entre os dias 1 e 12 de agosto de 2020, via Sistema Corporativo Apolo, um projeto que observe o item 1 e seus subitens deste edital. Além do projeto, os coordenadores deverão juntar, na inscrição, um parecer técnico da assistência financeira da unidade, ou órgão, declarando a conformidade das despesas financeiras previstas com as regras deste edital. O documento deverá ser anexado à proposta por meio de upload.

A inscrição deverá ser homologada pelo presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) até o dia 14 de agosto de 2020. Apenas os aprovados pela CCEx serão analisados pela PRCEU. Serão considerados somente os trabalhos com ações previstas entre 15 de setembro de 2020 e 14 de setembro de 2021.

A lista inicial dos projetos selecionados será divulgada no dia 24 de agosto de 2020 por meio do Sistema Apolo e do site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Recursos poderão ser interpostos de 25 a 30 de agosto de 2020. A seleção final será divulgada em 8 de setembro de 2020 nos mesmo canais.

Por Elcio Silva da Assessoria de Comunicação da PRCEU


Veja também