Nova diretoria toma posse no CEAS-EESC e promove webinar
26 de outubro de 2020
Assessoria de Comunicação

Os novos diretor e vice-diretor do Centro de Engenharia Aplicada à Saúde (CEAS), respectivamente, prof. Adriano Almeida Gonçalves Siqueira e prof. Jonas de Carvalho, ambos do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, tomaram posse no dia 16 de outubro.

A cerimônia virtual aconteceu durante reunião do Conselho Deliberativo do Centro.

O professor Adriano Almeida Gonçalves Siqueira é formado em Engenharia Mecânica e possui doutorado em Engenharia Elétrica, ambos pela EESC. Realizou em 2012 um estágio de pesquisa no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Realiza pesquisas na área de Robótica e Sistemas de Controle, principalmente no desenvolvimento de dispositivos robóticos de reabilitação para pessoas com deficiência motora, como exoesqueletos e órteses ativas.

Já o professor titular Jonas de Carvalho é formado em Engenharia Mecânica pela EESC, possui mestrado em Engenharia Mecânica pela mesma Unidade, mestrado em Engenharia Mecânica pela Katholieke Universiteit Leuven, da Bélgica, e doutorado em Engenharia Mecânica também pela Katholieke Universiteit Leuven. Atua na área de Métodos de Síntese e Otimização Aplicados ao Projeto Mecânico e à modelagem de sistemas biológicos e desenvolvimentos de próteses personalizadas.

CEAS

O CEAS, criado em 2012, tem como missão dar apoio adequado ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação de Engenharia com aplicação na área da saúde, alocando tais projetos e disponibilizando serviços de laboratórios. Além disso, busca articular projetos de pesquisa entre os professores da EESC e de outras instituições no País e no Exterior, fomentando o intercâmbio científico e tecnológico entre os grupos de pesquisa. Também atua na divulgação e extensão, para a comunidade, dos benefícios gerados pelos projetos de pesquisa e inovação alocados no CEAS, facultando o acesso da população a terapias modernas e diagnósticos mais precisos.



Webinar CEAS 2020

Como parte das atividades da nova diretoria do CEAS, será realizado no dia 25 de novembro de 2020, às 14 horas, o Webinar CEAS 2020, evento em que os projetos atualmente alocados no Centro serão apresentados e discutidos. Também será apresentado o projeto de desenvolvimento do Respirador Artificial Integrado, um equipamento de baixo custo voltado ao tratamento de pacientes com COVID-19, uma iniciativa do Prof. José Roberto Boffino de Almeida Monteiro, do Departamento de Engenharia Elétrica da EESC. Mais detalhes serão divulgados em breve.

Mais informações:
ceas@eesc.usp.br 
siqueira@sc.usp.br