EESC-USP oferece curso on-line sobre ensino do tema água nas escolas
07 de julho de 2021

Até o dia 8 de agosto, estão abertas as inscrições para a terceira turma do curso de extensão da Universidade de São Paulo (USP) “Água como Elemento Interdisciplinar do Ensino nas Escolas”.

As aulas, gratuitas e oferecidas na modalidade EaD, com o auxílio de tutores, serão voltadas a professores da educação básica e profissionais que atuam com ensino em espaços não formais e/ou não escolares, e ocorrerão entre os dias 8 de setembro e 12 de dezembro.

A formação visa contribuir com a inserção do tema água de forma transversal nas escolas e na sociedade e tem o objetivo de capacitar os profissionais para a aplicação de metodologias de ensino com enfoque participativo a respeito dessa temática. Dessa forma, ela é composta por cinco módulos, sendo que os quatro primeiros são formados pela discussão teórica e o quinto envolve a aplicação dos conceitos abordados nos módulos anteriores.

Trata-se de um curso oferecido Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, em parceria com as Universidades Federais do Amazonas (UFAM), do Pará (UFPA), de Sergipe (UFS), de Pernambuco (UFPE), do Paraná (UFPR) e de Brasília (UnB), além das Universidades Estaduais de Maringá (UEM) e de Feira de Santana (UEFS). Ele conta ainda com o apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), do Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Serão ofertadas 1080 vagas, sendo que o critério de seleção será feito por ordem de inscrição. Para participar, é necessário que os candidatos tenham curso de graduação completo e estejam cientes de que deverão realizar uma atividade final de aplicação dos conceitos, que poderá ocorrer tanto em espaços formais ou não formais de ensino, quanto em espaços não escolares, na modalidade presencial ou à distância.

As inscrições podem ser feitas online pelo sistema Apolo da USP. Para tanto, o candidato deverá acessar a seção “Inscrição online” e depois selecionar opção “Fazer Inscrição”. Em seguida, deve-se escolher a Unidade “Escola de Engenharia de São Carlos” e, após, a opção “Inscrição no curso / atividade.

As respostas para as dúvidas mais frequentes podem ser obtidas neste documento.

Informações Principais
Curso: Água como Elemento Interdisciplinar do Ensino nas Escolas
Inscrições: 01/07/2021 a 08/08/2021
Realização: 08/09/2021 a 17/12/2021