TOPUS conquista novamente prêmios na Latin American Space Challenge
17 de novembro de 2021

O grupo extracurricular TOPUS Projetos Aeroespaciais (EESC-USP) conquistou o 1º lugar em duas categorias na edição de 2021 da Latin American Space Challenge (LASC), além de receber duas indicações para os prêmios de Excelência Técnica e Inovação da competição. O evento ocorreu nos dias 6 e 7 de novembro.

O TOPUS foi campeão na categoria de foguetes de 1 km movidos a combustível sólido, com o Projeto Rígel, e também garantiu o lugar mais alto do pódio na categoria de entrada (foguetes de 500 metros de apogeu), com o Projeto Laika. Ambos ainda foram dois dos oito indicados aos prêmios especiais de Excelência e Inovação Técnica da competição, de um total de 51 projetos inscritos de equipes de diferentes países da América Latina e do mundo. O TOPUS foi a única equipe a ter mais de uma indicação na edição deste ano, e agora detém o recorde de indicações em toda história da competição.

O Projeto Laika foi desenvolvido por membros principiantes, que entraram no grupo no segundo semestre do ano passado, como seu projeto de capacitação. O destaque obtido pelo Laika, que implicou em sua indicação aos prêmios especiais, foi o desenvolvimento de um algoritmo de otimização de resistência térmica e mecânica para cabeçotes de motor, implementada no software ANSYS. A conquista do primeiro lugar na categoria foi fruto de um excelente processo de capacitação feito com apoio dos membros veteranos, além de uma garra e determinação fantásticas dos novos membros do grupo.

Já o Projeto Rígel, que vem sendo desenvolvido pelos membros veteranos do TOPUS, possibilitou ao grupo adquirir novos conhecimentos sobre otimização e inovações em diversas áreas. Sua indicação aos prêmios especiais se deu por seu novo processo de otimização de aletas e por seu controle ativo de trajetória. A otimização é feita a partir do aperfeiçoamento de um algoritmo autoral desenvolvido e implementado em MATLAB, que avalia diferentes parâmetros e os utiliza para escolher a melhor geometria possível de aleta trapezoidal a ser utilizada no foguete, considerando as especificidades do projeto. O controle ativo é baseado na movimentação independente de um grupo de aletas canard, seguindo leis de controle ótimo, sendo devolvido modelo em Simulink e implementado em uma baia de componentes eletrônicos em uma seção própria do foguete Rígel.

No ano passado, o TOPUS já havia se consagrado campeão da LASC na categoria de entrada, com o Projeto Curupira, e obtido o 2º lugar na categoria de 1km de apogeu com combustível sólido, com o Projeto Kamina. O crescimento do grupo é nítido, e, com essas novas conquistas, gostaríamos de agradecer a todos que, de diversas formas, nos apoiaram e nos ajudaram a seguirmos com nossos projetos e nossos sonhos. Esses prêmios representam, para o grupo, a importância do trabalho em equipe e da persistência, visto que nossos trabalhos foram desenvolvidos virtualmente em um difícil período de isolamento social.

Sobre a competição
A Latin American Space Challenge (https://www.lasc.space/) é um competição internacional de foguetes e de satélites, que está em sua terceira edição anual. Dela, participam equipes universitárias, colegiais e independentes de diversos países da América Latina e de outros lugares do mundo, como Índia e Turquia. Devido à pandemia de Covid-19, as edições de 2020 e 2021 foram feitas de forma completamente remota.

Sobre o grupo
O TOPUS Projetos Aeroespaciais é um grupo extracurricular da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), que tem foco no desenvolvimento e na construção de foguetes universitários. O grupo também realiza pesquisas na área aeroespacial e promove a divulgação da ciência para a comunidade, tendo sua iniciativa TOPUS Social focada em ações para alunos de escola pública da região de São Carlos.

Redes sociais: Facebook  |  Instagram  |  Linkedin