Campus recebe Lia Medeiros para palestra sobre a imagem do buraco negro
17 de agosto de 2022
Atividade promovida por órgão estudantil

Nesta sexta-feira, dia 19, o campus da USP em São Carlos receberá a Dra. Lia Medeiros para a palestra A primeira imagem do nosso buraco negro.

A apresentação acontecerá a partir das 19h30, no Anfiteatro Luiz Gastão (EESC).

No dia 12 de Maio de 2022 a colaboração "Telescópio Horizonte de Eventos" publicou a primeira imagem do buraco negro no centro da nossa própria galáxia. A Dr. Lia apresentará esse projeto e explicará como reconstruíram imagens usando dados de um telescópio interferométrico, o que é a sombra do buraco negro, e como podemos usar uma imagem desta sombra para testar se buracos negros no espaço se comportam como previsto pela teoria da gravidade de Einstein, a Relatividade Geral. Também será abordada a contribuição da doutora para o projeto, e mencionar como esse resultado esta ligado a turbulência.

Lia Medeiros - Foto: Drew Bourland (Universidade do Arizona)

A Dra. Lia fez graduação em Física e Astrofísica na Universidade da Califórnia em Berkeley e doutorado na Universidade da Califórnia, em Santa Barbara. Em Junho 2019, começou pós-doutorado no Instituto de Estudos Avançados em Princeton, NJ. Em maio de 2022, o grupo de estudo do telescópio Horizonte de Eventos publicou seis artigos que anunciaram as primeiras imagens do buraco negro do centro de nossa galáxia. A Dra. Lia cocoordenou o sexto artigo nessa série, que foca em testar a teoria da gravidade com essa nova imagem.

A palestra será organizada em parceria pela Semana de Engenharia Aeronáutica e Grupo TOPUS, esperamos a sua presença! Tragam suas perguntas e curiosidades!