EESC-USP sediará a 2nd SARC-BARINet Aerospace Competition
13 de outubro de 2022

No final do mês de outubro, nos dias 28 e 29, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP), irá sediar a final da segunda etapa de uma importante competição aérea internacional envolvendo drones. O evento será realizado no Departamento de Engenharia Aeronáutica da EESC, na área 2 do campus da USP.

A EESC-USP integra a Brazilian Aerospace Research and Innovation Network (BARINet), que está organizando a 2nd SARC-BARINet Aerospace Competition em conjunto com a rede de pesquisas sueca Swedish Aerospace Research Center (SARC). Este evento internacional também conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB). Esta edição da competição é patrocinada pela Embraer.

O tema da versão atual da competição é detecção e combate a incêndios em florestas, usando vários veículos aéreos não tripulados, os chamados drones. A exigência é que os drones sejam lançados na área florestal por outra aeronave. A competição é aberta a qualquer pessoa, exceto funcionários da indústria do espaço aéreo. Participantes de empresas iniciantes são permitidos e bem-vindos. O número de membros de cada equipe é limitado ao máximo de dez pessoas. O evento conta ainda com o suporte da empresa sueca SAAB e do Innovair  - programa nacional de inovação estratégica da Suécia para a aeronáutica.

Em relação ao formato da competição, o professor Glauco Caurin, pesquisador do Departamento de Engenharia Aeronáutica da EESC-USP, explica que ela é orientada para o design, ou seja, o veículo deve ser projetado. “As equipes participantes podem adaptar e integrar peças comerciais prontas para uso ou aeronaves inteiras, multicópteros, etc.. Os aspectos de design incluem mecânica, aerodinâmica, controles de voo, estruturas, subsistemas elétricos, eletrônicos, software e sistemas de sistemas. A inclusão de simulações computacionais nessas diferentes áreas da engenharia é bem-vinda”, detalha Caurin.

O grupo extracurricular SEMEAR (Soluções em Engenharia Mecatrônica e Aplicação na Robótica), formado por alunos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP), irá concorrer na competição com outras duas equipes, cada qual com representantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A equipe da EESC é composta pelos estudantes Lucas Cavalcanti, Guilherme Castro, Daniel Miguita, Matheus Martins, Guilherme Villela e Raul Ferreira.

EXPOSIÇÃO – No dia 29 de outubro, das 13 às 16h30, haverá  na área 2 do campus da USP em São Carlos (Avenida João Dagnone, 1.100) uma exposição tecnológica com temática sobre “Sistemas autônomos e ou aplicação e uso de drones e tecnologias aéreas e espaciais em geral”. Os interessados neste evento podem ser inscrever clicando aqui.

Para mais informação sobre o evento, incluindo sua programação detalhada, acesse aqui.

Alexandre Milanetti, para a Assessoria de Comunicação Institucional da EESC