Com sucesso, Sematron voltou a ser realizada presencialmente em São Carlos
23 de outubro de 2022
Compartilhe:

 

Depois de dois anos de interrupção física em função da pandemia (as edições 2021 e 2022 foram virtuais), um dos mais importantes eventos estudantis na área de Engenharia Mecatrônica do Brasil voltou a ser realizado de forma presencial na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP). A 18ª Semana de Engenharia Mecatrônica (Sematron) aconteceu no campus 1 da USP São Carlos e apresentou novidades em robôs para a agricultura, medicina e outras finalidades.

Dentro da Sematron também foi realizada a Mostra de Robótica, que contou com a exibição de robôs com as mais diferentes funcionalidades e aplicabilidades, como carros e caminhões autônomos, robôs agrícolas, drones e robôs para realização de cirurgia, todos fazendo parte de projetos do Centro de Robótica da USP (CRob). 

“Nós passamos por dois anos de pandemia, um período extremamente complicado, não só para os alunos como também para os docente e servidores, e nós finalmente estamos tendo a oportunidade de retornar a esse ambiente de convivência e poder realizar esse evento presencialmente”, destacou na abertura da Sematron o professor Edson Cezar Wendland, diretor da EESC-USP.

O evento contou com a visita ilustre do cônsul da Suíça em São Paulo e diretor do Swiss Business Hub Brazil, Hans Aebi, que falou sobre o ecossistema de inovação indústria-universidade: “É muito importante esse ecossistema porque a indústria precisa de inovação e precisa não somente para ter novos produtos e ser mais competitiva no mercado global, mas para se tornar mais sustentável”.

Aebi ressaltou também como a sociedade é beneficiada com esse ambiente colaborativo: “A sociedade não é somente beneficiada por ter empregos de qualidade, mas também por ter produtos e soluções melhores. Isso gera uma riqueza para o país porque a indústria que produz produtos mais inovadores e mais sustentáveis vai poder exportar mais para o mercado global”, analisou o cônsul suíço.

Entre as empresas presentes aos eventos da Sematron que estiveram mostrando seus robôs na EESC-USP, destaque para a ANYbotics e ABB (ambas da Suíça), KUKA Robotics (Alemanha) e a XMobots (Brasil). Outros robôs do grupo extracurricular SEMEAR (EESC-USP) também foram exibidos na Mostra de Robótica da Sematron. Durante a programação do evento foram contemplados ainda a exibição de projetos desenvolvidos pelos grupos de Pesquisa e Inovação da AcelorMittal, Stäubli e Petrobras, bem como um espaço da SwissNex e Swiss Business Hub Brazil, que estiveram presentes mostrando startups e formas de cooperação Suíça-Brasil.

"A SEMATRON é uma excelente oportunidade de conectar os alunos e a universidade ao mercado trabalho. Vir aqui, conhecer um pouco mais sobre a USP, os laboratórios e as linhas de trabalho desenvolvidas nos permite vislumbrar diversas possibilidades para aplicação da mecatrônica na indústria. Além disso, acredito que este evento contribui para fortalecer o ecossistema de pesquisa e desenvolvimento no Brasil.”, destacou Levi Welington de Resende Filho, Especialista em Pesquisa e Desenvolvimento (Robótica), Global R&D, da ArcelorMittal

O professor Marcelo Becker, coordenador da Sematron e docente do Departamento de Engenharia Mecânica da EESC-USP, também comemorou muito o retorno presencial do evento. Durante a cerimônia de abertura ele desejou que os alunos participantes desfrutassem da programação da Sematron: “Eu gostaria que vocês aproveitassem ao máximo essa semana, que foi feita com muito carinho pela equipe organizadora, uma semana a qual nós tentamos fazer o máximo possível para ser perfeita. Que seja a primeira de muitas outras. Se vocês estão no primeiro ano vocês têm cinco Sematrons e quem está no terceiro ano já teve duas virtuais”, lembrou Becker.

Já o professor Rodrigo Nicoletti, coordenador do curso de graduação em Engenharia Mecatrônica na EESC-USP, pediu a participação ativa dos alunos em sua fala na abertura da Sematron. “Trata-se de  uma oportunidade única durante o curso e muito importante para vocês verem o que está acontecendo lá fora da Universidade, para ver o que o mercado está fazendo, para onde estão indo as coisas. Vão vir aqui profissionais da indústria, então aproveitem essa oportunidade”, apontou Nicoletti.

 

Alexandre Milanetti, para a Assessoria de Comunicação Institucional da EESC

 

 


Veja também