SARC-BARINet: Competição envolvendo drones acontece hoje e amanhã na Área 2
28 de outubro de 2022

Acontece hoje e amanhã, dias 28 e 29, a final da 2nd SARC-BARINet Aerospace Competition, uma importante competição aérea internacional envolvendo drones que será realizado no Departamento de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), na área 2 (acesso pela avenida José Antonio Santilli - Parque Faber).

O evento integra a Brazilian Aerospace Research and Innovation Network (BARINet) e é realizado  em conjunto com a rede de pesquisas sueca Swedish Aerospace Research Center (SARC), com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB). Esta edição da competição é patrocinada pela Embraer.

O tema da versão atual da competição é detecção e combate a incêndios em florestas, usando vários veículos aéreos não tripulados, os chamados drones. A exigência é que os drones sejam lançados na área florestal por outra aeronave. A competição é aberta a qualquer pessoa, exceto funcionários da indústria do espaço aéreo. Participantes de empresas iniciantes são permitidos e bem-vindos. O número de membros de cada equipe é limitado ao máximo de dez pessoas. O evento conta ainda com o suporte da empresa sueca SAAB e do Innovair  – programa nacional de inovação estratégica da Suécia para a aeronáutica.

O grupo extracurricular SEMEAR (Soluções em Engenharia Mecatrônica e Aplicação na Robótica), formado por alunos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) irá concorrer na competição com equipes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Confira a programação.

Para mais informação sobre o evento, incluindo sua programação detalhada, acesse aqui.