Artigo derivado de tese de doutorado da EESC é premiado em evento internacional da SPE
30 de novembro de 2022
Compartilhe:

O artigo intitulado Experimental Study of Dense-gas/Liquid Flow Pattern Transition in Horizontal Pipes, derivado da tese de doutorado de André M. Quintino, foi laureado com o prêmio Best Paper Award na categoria Artificial Lift and Flow Technologies.

Orientada pelo professor Oscar Rodriguez, a tese foi defendida neste ano, junto ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da EESC (CAPES nível 7). 

A premiação ocorreu durante o SPE Brasil Flow Assurance Technology Congress, organizado pela Society of Petroleum Engineers, no último dia 18, no auditório do CENPES da Petrobras. O evento reuniu especialistas da indústria de óleo e gás que atuam em uma área chave na exploração e produção: o da garantia do escoamento de projetos offshore de diversas complexidades pelo mundo afora.

Durante esse evento inédito, os participantes compartilharam conhecimento, experiências e boas práticas, bem como os avanços e desafios do flow assurance, termo cunhado no Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes/Petrobras) nos anos 1980, quando a E&P offshore avançou para águas profundas. 

“Recebemos 107 trabalhos científicos, que foram distribuídos em 7 sessões técnicas e 2 sessões posters digitais. Observamos uma grande colaboração entre operadores, fornecedores e academia na autoria destes trabalhos, o que fez com que buscássemos manter este equilíbrio em toda a programação”, salientou Adriana Teixeira, co-chair do comitê técnico do FATC2022 e integrante do Flow Assurance Technical Section da SPE International, que é especialista em hidratos de gás na área  de Garantia do Escoamento na Petrobras.

Cerca de 30 trabalhos foram selecionados e indicados para publicação nas revistas internacionais Brazilian Journal of Chemical Engineering e Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering.

Os seis melhores, incluindo o artigo da EESC, foram premiados ao final do evento.

 


Veja também