EESC-USP desenvolve projeto de extensão sobre eficiência energética em parceria com escola estadual de São Carlos
21 de dezembro de 2022
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Um projeto de extensão universitária colocou a expertise do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP), à disposição de estudantes da Escola Estadual (EE) Attilia Prado Margarido.

O projeto, intitulado “Eficiência Energética nas Escolas”, desenvolveu durante este ano atividades educativas relacionadas ao uso racional da energia elétrica para estudantes do primeiro ano do Ensino Médio da escola, localizada no bairro Santa Felícia, em São Carlos (SP).

“O principal objetivo deste projeto foi capacitar alunos do Ensino Médio em relação aos conceitos de uso eficiente da energia elétrica com foco em instalações consumidoras residenciais e comerciais, contribuindo com a formação técnica e cidadã dos estudantes envolvidos”, explicou José Carlos de Melo Vieira Júnior, coordenador do projeto pela EESC e professor do SEL.

Ele ressaltou que o uso racional da energia nos mais diversos setores da sociedade moderna é um fator determinante para garantir o desenvolvimento sustentável de um país e para criar condições favoráveis para proporcionar o bem-estar da população nos campos social e econômico.

Lembrou também dos benefícios que o uso racional da energia elétrica pode proporcionar não apenas aos consumidores, mas ao País como um todo: “Estimular ações que levem à implementação de técnicas de conservação de energia bem como à conscientização da população quanto à eficiência energética é essencial para garantir desenvolvimento sustentável no longo prazo”.

Uma dessas ações, segundo o professor da USP, é a educação da população em relação ao tema, sendo esta a vertente em que o projeto da EESC se enquadrou: o desenvolvimento de atividades educativas junto a uma escola pública em São Carlos.

Para trabalhar em conjunto com os alunos do Ensino Médio da EE Attilia Prado Margarido, sete alunos dos cursos de graduação em Engenharia Elétrica da EESC-USP atuaram como mentores no desenvolvimento das atividades do projeto.

A escola estadual envolvida na parceria oferece semestralmente disciplinas eletivas para os alunos. Assim, o projeto pode ser desenvolvido dentro dessa linha de disciplinas. Ao final de cada semestre, os estudantes tiveram que apresentar os resultados das atividades desenvolvidas em um evento denominado “Culminância”, modelo semelhante a uma Feira de Ciências escolar.

Jogo sobre eficiência energética desenvolvido em Roblox. Crédito: Ana Carolina Asano Campos.

As atividades foram distribuídas em duas disciplinas eletivas, oferecidas no primeiro e no segundo semestres de 2022, organizadas da seguinte maneira, relatou o coordenador do projeto: “No primeiro semestre, entre março e junho, tivemos a exposição de conteúdos sobre fontes alternativas de energia e eficiência energética e definição dos projetos práticos. Já neste segundo semestre, entre agosto e este mês de dezembro aconteceu a execução dos projetos práticos pelos alunos do primeiro ano do Ensino Médio, coordenados pelos alunos de graduação da EESC-USP participantes do projeto”, detalhou Vieira Júnior.

Para ele, “o primeiro resultado tangível deste projeto foi o estabelecimento de um vínculo de cooperação entre a EESC-USP e a Attilia Prado Margarido na área de educação, sendo que o benefício imediato foi a capacitação dos alunos do Ensino Médio em relação aos temas importantes na área de eficiência energética e a capacitação dos alunos de graduação da EESC-USP em atividades de ensino e extensão”.

Já para a coordenadora de gestão pedagógica do Ensino Médio da escola estadual, professora Luciane Rampazo Blanco, o projeto representou uma forma de aproximar a Universidade da comunidade escolar, despertando o interesse dos adolescentes para o Ensino Superior.

Segundo Luciane, tanto a Diretoria Regional de Ensino como a direção da escola estadual apoiam a parceria, que ela também espera ter continuidade nos próximos anos. “Nosso diretor Émerson Leandro Morais e o professor Sérgio Rodrigo Zepon, que recebeu o projeto em sua disciplina eletiva, foram fundamentais, pois sem o aceite de ambos nada teria acontecido”, lembrou a coordenadora de gestão pedagógica.

“A parceria com o projeto de extensão ‘Eficiência Energética em Escolas’ proposto para a nossa escola pelo professor José Carlos de Melo Vieira Júnior, com vigência em 2022, agregou conhecimento teórico e prática, desenvolvendo os aspectos cognitivos, socioemocionais e o protagonismo dos nossos estudantes”, destacou Luciane.

Para o aluno Tiago Possobom Arnosti o projeto de extensão foi uma experiência bem enriquecedora, tanto para os integrantes do grupo quanto para os alunos da escola. Ele conta que vários alunos da escola ficaram bem empolgados em estudar Eficiência Energética, principalmente no segundo semestre, quando os estudantes colocaram mais a ‘mão na massa’ para desenvolver projetos práticos sobre o assunto.

“Para nós, que idealizamos o projeto sob a supervisão do professor José Carlos, foi muito legal ver os alunos animados, se empenhando em desenvolver projetos de Eficiência Energética e apresentando tais trabalhos para outros alunos e professores. Além de ser muito gratificante ver o empenho dos estudantes do Ensino Médio, o projeto de extensão contribuiu para que nós, no término do curso de Engenharia Elétrica, tivéssemos uma experiência de sala de aula, desenvolvendo e ministrando aulas, passando atividades e exercícios para os alunos e supervisionando-os no desenvolvimento de projetos. Sem dúvida, foi uma experiência muito importante que contribuiu bastante para nossa formação. Mais interessante ainda seria se esse modelo de projeto de extensão se tornasse algo permanente, para que os conhecimentos adquiridos na Universidade sejam compartilhados com a sociedade", concluiu o aluno da EESC-USP.

O projeto foi parcialmente financiado com recursos obtidos do 7º Edital Santander / USP / FUSP de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão Universitária, com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. O projeto conta ainda como vice-coordenador o professor Eduardo Nobuhiro Asada, também docente do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESC-USP.

Os alunos da USP São Carlos envolvidos nas atividades são Ana Carolina Asano Campos, Eric Tamashiro Kurachi, Franco Rafael de Miranda Saraiva, Gustavo Sandrin Soffiatii, Letícia Mina Odate Victor, Matheus Dahmen Carbonero e Tiago Possobom Arnosti.

 

Por Alexandre Milanetti,
para a Assessoria de Comunicação da EESC


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