Prêmio de tese do ano da SOBRAEP é concedido a docente do SEL
02 de janeiro de 2023
Augusto Alonso, professor da EESC-USP - Crédito: arquivo pessoal)

Augusto Matheus dos Santos Alonso, professor recentemente contratado do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), foi agraciado neste mês de dezembro com o prêmio de melhor tese do ano pela Associação Brasileira de Eletrônica de Potência (SOBRAEP).

Alonso teve laureada sua tese de doutorado intitulada Multi-purpose Coordinated Control of Distributed Energy Resources in Transactive AC Microgrids, defendida em 2021 por meio de um acordo de cotutela entre o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia de Bauru (FEB), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Bauru, e a Norwegian University of Science and Technology (NTNU), da Noruega.

A tese de doutorado contou com as orientações do professor Fernando Pinhabel Marafão, do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unesp/Sorocaba, e da professora Elisabetta Tedeschi da NTNU/Trondheim, além da coorientação do professor Danilo Iglesias Brandão, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Belo Horizonte). A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) foi a financiadora do doutorado.

“O meu objetivo agora é atuar na EESC dando prosseguimento às pesquisas iniciadas na minha tese de doutorado, desenvolvendo estratégias de controle e gerenciamento de conversores eletrônicos de potência, a fim de contribuir com formas mais eficientes e flexíveis para se melhorar a qualidade da energia e a integração de fontes renováveis em redes elétricas modernas”, comentou Alonso.

A SOBRAEP é uma entidade civil sem fins lucrativos e que tem por objetivo a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico da Eletrônica de Potência, em vinculação com os interesses da sociedade brasileira. A divulgação dos premiados deste ano foi publicada pela SOBRAEP em seu site, neste link.

Por Alexandre Milanetti,
para a Assessoria de Comunicação da EESC