Livro organizado por doutorando da EESC apresenta temas relevantes da pesquisa brasileira em engenharia de materiais
07 de fevereiro de 2023
Compartilhe:

Publicado recentemente, o livro Engenharia de Materiais: materializando o futuro (Pimenta Cultural, 2022) traz um panorama sobre a produção científica de maior relevância dessa área no país.

A obra foi organizada por Nícolas Lara, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) e orientado por  Maria Inês Basso Bernardi, pesquisadora associada ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O livro é dividido em 15 capítulos – um deles assinado pelo organizador – que introduzem o leitor em temas atuais de pesquisa na área de engenharia de materiais. Alguns capítulos são estruturados de maneira semelhante a um artigo de revisão, outros apresentam resultados inéditos de pesquisas.

São abordados temas diversos, como cimentos ósseos à base de hidroxiapatita, scaffolds de polímeros biodegradáveis, biodiesel e melanina, por exemplo.

No total, participaram do livro 77 pesquisadores de universidades das cinco regiões do Brasil, entre elas USP, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), UFSCar, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Pará e Universidade Federal do Amazonas, entre outras.

O livro tem 380 páginas e está disponível em livrarias on-line.

* Com informações do CDMF (Cepid UFSCar)


Veja também