Aplicativo gratuito de dimensionamento fotovoltaico é desenvolvido na EESC-USP
Com o propósito de auxiliar no aprendizado de sistemas fotovoltaicos, foi desenvolvido no Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), um aplicativo de dimensionamento de sistemas fotovoltaicos conectados à rede “Ongrid”.
O app, de autoria do engenheiro eletricista Nílson Takayuki, ex-aluno EESC, e do professor Elmer Pablo Tito Cari, está baseado na planilha de cálculo disponibilizada no curso de extensão universitária Curso Solar USP, ministrado regularmente no SEL.
O aplicativo pode ser descarregado gratuitamente digitando-se o nome Curso Solar USP no Google Play Store (Android) e na Microsoft Store (Windows). Para obtenção dos dados de irradiação solar, o app utiliza a base solarimétrica (mapa solarimétrica) do Sundata do Cresesb que tem uma boa precisão.
Para utilizar o aplicativo deve-se indicar o nome da cidade onde será colocada a instalação, a energia média mensal dos últimos 12 meses e o custo da energia obtido de uma conta de energia.
“A partir dessas informações, o app determina a potência fotovoltaica, o número de módulos e sugestão de inversor fotovoltaico. Também é fornecida a energia mensal gerada mês a mês, as toneladas de CO2 anual evitadas pelo uso do sistema e o número de árvores equivalente”, explica o professor da EESC-USP.
Elmer Cari revela ainda que o aplicativo pode ser amplamente utilizado por pessoas com conhecimento básico de eletricidade e que um tutorial sobre seu uso pode ser consultado no Canal do Curso Solar USP no YouTube neste link.
Mais informações sobre o app também podem ser obtidas por meio deste e-mail.
Por Alexandre Milanetti, para a Comunicação EESC