Oportunidade de pós-doutorado no Departamento de Hidráulica e Saneamento
24 de fevereiro de 2023

Até o dia 31 de março de 2023, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo visando escolher um estudante de pós-doutorado que trabalhará no projeto internacional intitulado Low cost technologies for drinking water in Brazilian rural communities - household slow sand filters combined with ultraviolet LED disinfection (ICAR1201373 - International Collaboration Awards 2020).

O projeto é financiado pela Royal Society do Reino Unido e, no Brasil, está sob a responsabilidade da professora Lyda Patricia Sabogal Paz, do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP)

A vaga disponível é para candidato(a) com formação em Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental ou Engenharia Ambiental e Sanitária com doutorado nas áreas de saneamento, microbiologia, parasitologia, com experiência em biologia molecular, tratamento de águas, microbiologia de biofilmes, métodos de detecção de protozoários, bacteriófagos e coliformes em matrizes ambientais e análises laboratoriais (físico-químicas e microbiológicas).

Os candidatos interessados devem ter perfil específico necessário às necessidades do projeto (consulte aqui) e enviar o Currículo Lattes atualizado e uma carta de recomendação atualizada do orientador(a) do doutorado para a professora Lyda (e-mail lysaboga@sc.usp.br).

Os candidatos pré-selecionados serão entrevistados, via Google Meet, em abril de 2023 (horário a combinar).

Até o dia 17 de abril, o selecionado será notificado, devendo iniciar as atividades a partir de maio deste ano.

O valor da bolsa será de R$ 6.000,00 reais por mês, com estágio probatório de dois (2) meses. A bolsa terá vigência de maio de 2023 a 30 de novembro de 2023, podendo ser renovada em função do desempenho do pesquisador.

Resumo do projeto:

663 milhões de pessoas não têm acesso à água potável no mundo, assim, essa população precisa de tecnologias de baixo custo que atendam às suas necessidades e limitações. Os filtros lentos domiciliares podem ser considerados uma tecnologia de tratamento de água promissora para uso doméstico em áreas não atendidas por redes de distribuição.

Neste contexto, a Ulster University (Reino Unido) e a EESC/USP (Brasil) irão avaliar o desempenho de sistemas integrados de filtros lentos domiciliares acoplados a reatores de UV-LED em climas temperados e tropicais.

Essa pesquisa irá contribuir no desenvolvimento de tecnologias de baixo custo e adaptadas ao contexto local que forneçam água potável em regiões descentralizadas.

Confira todos os detalhes do processo seletivo no edital disponível neste link.

Mais informações:
E-mail: lysaboga@sc.usp.br (Profa. Lyda)