USP Filarmônica celebra 70 anos da EESC-USP com concerto gratuito
01 de abril de 2023
Compartilhe:

A USP Filarmônica se apresenta gratuitamente nesta quarta-feira, dia 5, às 20 horas, na Catedral de São Carlos, dando início à sua temporada de concertos em 2023. 

O concerto, que irá reverenciar compositores e poetas pretos e pardos brasileiros dos séculos XVIII e XIX, faz parte da programação comemorativa dos 70 anos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP).

Do repertório constam obras de Manuel Dias de Oliveira, José Maurício Nunes Garcia, Domingos Caldas Barbosa (Lereno de Selinuntino), José Maria Xavier, Anacleto de Medeiros e Pixinguinha, entre outros – todos compositores e poetas pretos e pardos, aqui num projeto de reconstrução de memória da música brasileira por parte do Núcleo de Pesquisa de Música da USP de Ribeirão Preto (NAP-CIPEM).

A USP Filarmônica contará com os solistas Yuka de Almeida Prado (soprano), Anita Prado (mezzo-soprano), Alexandre Mazzer (barítono), Carla Rincón (spalla convidada), João Paulo Henrique da Silva (clarineta), Samuel Pompeu (saxofone), Gustavo Silveira Costa (violão) e Matheus Luís de Andrade (percussão). A regência é do maestro Rubens Russomanno Ricciardi.

O evento é gratuito, sem necessidade de ingressos. A Catedral de São Carlos fica na Praça Dom Marcondes Homem de Mello, s/n, no Centro.


 
Sobre a EESC
A EESC foi implantada em São Carlos, no interior do Estado de São Paulo, na segunda metade do século XX, e alavancou o desenvolvimento tecnológico e educacional da cidade, reconhecida como A Capital da Tecnologia. Sua evolução e desdobramento resultaram na criação das demais unidades que compõem o Campus da USP São Carlos.
 
Serviço:
165ª Concerto da USP Filarmônica 
Data: 05/04 - Horário: 20h
Local: Catedral de São Carlos – Centro
Entrada gratuita (não é necessário ingresso)


Veja também