Curso de Engenharia Ambiental completa 20 anos
03 de junho de 2023

Nesta segunda-feira, 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e o início da Semana Nacional do Meio Ambiente, tendo como objetivo principal aumentar a conscientização, promover ações e chamar a atenção da sociedade e dos órgãos governamentais para a temática.

Em consonância a esses esforços, a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo lança a série Da EESC para o Meio Ambiente, com o propósito de mostrar sua contribuição, ao longo dos seus 70 anos, para a sustentabilidade de nosso país e, consequentemente, do nosso planeta.

Uma das primeiras áreas abordadas é a formação de engenheiros especializados nesse campo de atuação.

Há exatos 20 anos, tiveram início as atividades do curso de graduação em Engenharia Ambiental da EESC. Nestas duas décadas, foram formados cerca de 550 profissionais sensíveis aos problemas da sociedade, que atuam de forma crítica, flexível e reflexiva, sempre comprometidos com os valores fundamentais que compõem as premissas da sustentabilidade.

“Uma das questões mais urgentes que tem desafiado a integridade e a própria sobrevivência da humanidade se refere à crise ambiental, que se traduz no rápido esgotamento dos recursos naturais, na excedência da capacidade de suporte dos ecossistemas e no colapso dos sistemas naturais. Tais processos, entre outros inconvenientes, geram prejuízos significativos ao bem-estar e à qualidade de vida, promovem agravos à saúde pública e acarretam o comprometimento temporário ou permanente dos benefícios diretos e indiretos obtidos por todos os seres vivos a partir dos ecossistemas, também conhecidos como serviços ecossistêmicos”, destaca o professor Davi Gasparini Fernandes Cunha, atual coordenador do curso.

Professor Davi Cunha, coordenador do curso de graduação em Engenharia Ambiental da EESC-USP (crédito: arquivo pessoal)

Para ele, as raízes da crise ambiental se associam, principalmente, ao crescimento populacional acelerado, ao incremento da demanda por recursos naturais (por exemplo, água e energia), ao aumento da degradação ambiental e às ineficiências do modelo de desenvolvimento planetário. “Resultado disso são os diversos problemas que afetam os meios aquático, terrestre e atmosférico, além das multifacetadas interações que regem os impactos sobre a biodiversidade, os desequilíbrios dos ciclos biogeoquímicos, os desastres naturais, as alterações climáticas, os eventos extremos e os seus efeitos globais”, aponta Cunha.

Para o pesquisador da EESC, o curso de Engenharia Ambiental é relevante no contexto em que a USP se insere e em face à posição de destaque que a instituição ocupa como uma das universidades de referência no Brasil e no mundo. Cunha lembra que a compatibilização entre os objetivos de desenvolvimento socioeconômico e os de proteção ambiental é uma necessidade premente para a sociedade.

“Para efetivamente auxiliar a sociedade no enfrentamento desses complexos problemas, o curso de Engenharia Ambiental da EESC busca preparar profissionais com formação ampla na área ambiental e conscientes da necessária e urgente transformação do modelo de desenvolvimento econômico para a sua compatibilização com a sustentabilidade ambiental e a justiça social”, explica Cunha.

O coordenador revela ainda que o curso busca formar profissionais e cidadãos altamente qualificados para a solução de problemas ambientais que comprometem a qualidade de vida, a saúde pública e os serviços ecossistêmicos em diferentes escalas espaciais e temporais de abrangência. Veja mais no vídeo.

A partir de uma sólida base em Engenharia (veja aqui o projeto pedagógico), o curso forma profissionais cuja vocação é, a partir de uma visão sistêmica, considerar de forma integrada os meios físico, biótico e antrópico para propor soluções, tais como métodos, técnicas, instrumentos e tecnologias, que permitam que as intervenções humanas se coadunem com a conservação do meio ambiente para as gerações atuais e futuras.

Cunha ressalta, por fim, que um dos maiores impactos direto ao ambiente vem da formação oferecida aos engenheiros ambientais, que lhes assegura uma capacidade de contribuir com a preservação do ambiente em diferentes situações, mas principalmente quando passam a ocupar posições de liderança.

Os egressos do curso da EESC têm atuado em diferentes áreas e setores da sociedade, incluindo indústrias, empresas de consultoria, ONGs, serviço público e academia, entre outros.

Gestão EESC e meio ambiente

Promover a sustentabilidade é um compromisso da nova gestão da Escola de Engenharia de São Carlos. Para o diretor Fernando Martins Catalano, é essencial que a instituição continue ampliando suas ações e atividades de ensino, pesquisa e inovação, voltadas ao meio ambiente, para o bem-estar e prosperidade da população.  Em seu discurso de posse, ocorrida em abril deste ano, ele enfatizou “que os dias de hoje exigem que a Engenharia esteja interligada ao desenvolvimento humano, principalmente no que diz respeito às questões relacionadas aos desafios globais, como mudanças climáticas, pobreza e proteção do meio ambiente”.

Texto: Alexandre Milanetti
Vídeo: Edmilson Luchesi / Rafaela Paes