Provão Paulista será aplicado nos dias 28 e 29 de novembro
06 de outubro de 2023

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo divulgou, no dia 29 de setembro, as datas de aplicação do Provão Paulista para alunos do 3º ano do ensino médio: 28 e 29 de novembro de 2023. O exame é voltado para alunos da rede estadual de ensino, que já estão automaticamente inscritos.

O Provão Paulista é a nova modalidade de ingresso desses estudantes na USP, na Universidade Estadual Paulista (Unesp), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e nas Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatecs).

Ao todo, serão oferecidas 15.369 vagas. Para a USP, serão 1.500 vagas.

A partir do dia 1º de novembro, será possível definir as opções de curso da preferência do aluno, em site a ser divulgado pela Secretaria da Educação juntamente com as universidades.

Para alunos que estão no 1º ano do ensino médio, a prova será aplicada de forma seriada em 2023, 2024 e 2025. Aos que estão no 3º ano, o Provão de 2023 poderá valer para o ingresso nas universidades já em 2024.

Para esses, a prova será impressa, de múltipla escolha e dividida por áreas do conhecimento. No primeiro dia (28), as questões serão de linguagens e suas tecnologias, além de ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia (29), os conteúdos serão referentes a matemática e suas tecnologias, ciências humanas e sociais e redação.

A participação dos estudantes no Provão Paulista não inviabiliza que eles possam ingressar na USP pela Fuvest ou pelo Enem USP.

(Com informações da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo)
Por Bárbara Bigas – Estagiária sob supervisão de Adriana Cruz
Jornal da USP