Tese de doutorado da EESC-USP é premiada em Encontro Nacional de Engenharia de Produção
25 de outubro de 2023

O XLIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP 2023), um dos mais prestigiados eventos científicos do Brasil na área de Engenharia de Produção, concedeu o cobiçado Prêmio ABEPRO 2023 à tese intitulada Contribuições para Novas Variantes do Problema de Programação da Produção Open Shop: Modelagem e Métodos de Solução, defendida em março deste ano.

O trabalho é de autoria do ex-aluno do curso de doutorado em Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), Levi Ribeiro de Abreu, sob orientação do professor Marcelo Seido Nagano, do mesmo departamento.

O ENEGEP 2023 aconteceu em Fortaleza (CE), entre os dias 17 e 20 deste mês. Em sessão especial, realizada durante o evento, foram anunciados os vencedores do Prêmio ABEPRO, que contempla sete categorias, entre elas, melhor trabalho de conclusão de curso, melhor dissertação de mestrado acadêmico e profissional e melhor tese de doutorado.

A tese premiada destaca-se por sua contribuição à área da programação open shop, um ambiente de produção desafiador no qual a programação de atividades em recursos não segue uma rota predefinida, demandando soluções complexas. Esse problema de otimização tem aplicações práticas em diversas indústrias, incluindo a indústria de injeção de plástico, telecomunicações, visitas a museus, programação de análises laboratoriais médicas e liberação de produtos farmacêuticos.

Levi Ribeiro de Abreu investigou novas variantes do problema e desenvolveu métodos de solução eficazes para lidar com essa complexidade, uma contribuição notável que foi reconhecida com o Prêmio de melhor tese ABEPRO 2023.

Contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

"A premiação da tese de Levi é um testemunho da excelência da pesquisa em Engenharia de Produção da EESC-USP, bem como do compromisso contínuo em solucionar desafios complexos em setores industriais diversos. O reconhecimento no ENEGEP 2023 destaca a importância da pesquisa acadêmica na promoção do avanço tecnológico e da inovação no país", afirmou o professor Nagano.

Atualmente Levi é professor Adjunto-A Nível 1 do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Ceará.