Servidora da EESC participa de Simpósio sobre pintor Candido Portinari
14 de dezembro de 2023
Compartilhe:

A servidora da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), Ana Gláucia Fiscarelli, teve seu trabalho selecionado e exposto no II Simpósio Nacional Candido Portinari, realizado entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, na cidade de Brodowski (SP), após ação cultural promovida pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), em parceria com o Museu Candido Portinari.

Ana Gláucia, que é técnica para assuntos administrativos na Biblioteca da EESC e está na universidade há 13 anos, foi escolhida com seu trabalho, uma pintura em tela e apresentação em painel, com título Celebração da Infância e pode participar do simpósio especial sobre o pintor, tendo as despesas custeadas pela PRCEU.

Ana Glaucia com obra exposta no II Simpósio Nacional Candido Portinari,

Com o tema “As Experiências e os Direitos das Infâncias na Obra de Cândido Portinari”, o evento visa aprofundar a análise crítica e a pesquisa relacionada à vida e à obra do artista.

“Participei dos três dias de evento, e foi uma experiência incrível e transformadora. Foi um período repleto de aprendizado verdadeiramente enriquecedor. Essa iniciativa valoriza não apenas o servidor, mas também suas habilidades, evidenciando muitos trabalhos significativos que frequentemente passam despercebidos dentro da universidade”, destacou ela.

A programação do simpósio contemplou palestras de especialistas nas áreas de Artes, Educação, Direito e Música, mesas-redondas temáticas, apresentações de pesquisas inéditas, oficinas e intervenções culturais, além de uma visita técnica à Igreja Matriz do Senhor do Bom Jesus da Cana Verde, em Batatais.

Ali, Portinari foi batizado e, em 1954, pintou 14 quadros representando a Via Sacra para as capelas laterais e a nave da igreja, além de cinco quadros do Bom Jesus da Cana Verde, quatro de Nossa Senhora de Aparecida e cinco invocando cenas bíblicas. Em 1975, as telas tombadas foram restauradas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

Maestro Rubens R. Ricciardi, professor Tito Bonagamba, João Candido Portinari, filho de Portinari e Ana Glaucia, durante o evento. Foto: arquivo pessoal

 

 


Veja também