USP e COFECUB lançam novo edital para pesquisa conjunta com a França
Até 16 de julho de 2024, estão abertas as inscrições ao Edital 1909 - Programa USP-COFECUB - 2024 , em parceira com o Comité Français d'Evaluation de la Coopération Universitaire avec le Brésil (COFECUB), França.
O período de execução dos projetos será durante o biênio 2025-2026, com possibilidade de renovação para o biênio 2027-2028, e o edital é voltado aos docentes e doutorandos. Pela USP, os coordenadores de projetos deverão ser necessariamente docentes ativos do quadro permanente da Universidade. Pesquisadores de pós-doutorado poderão ser adicionados à lista de participantes, mas não serão elegíveis para financiamento.
O Programa USP-COFECUB, iniciado em 1994 entre Brasil e França, tem contribuído para o sucesso das cooperações acadêmicas, produções científicas e formação de jovens pesquisadores. Pelo lado francês, o programa é financiado pelo Ministère de l'Europe et des Affairs Étrangères (MEAE) e pelo Ministère de l'Enseignement Supérieur et de la Recherche (MESR), e coordenado pelo Comité Français d'Evaluation de la Coopération Universitaire avec le Brésil (COFECUB). Pelo lado brasileiro, o programa é financiado e coordenado pela Universidade de São Paulo (USP), por meio da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI).
O objetivo do programa é fomentar e desenvolver a cooperação acadêmica a partir do intercâmbio de pesquisadores, o que propicia a realização de pesquisas conjuntas entre grupos da USP e da França, facilita a troca de informações e a colaboração entre as duas comunidades científicas. Este programa conjunto envolve a mobilidade de pesquisadores, dando prioridade ao treinamento em nível de doutorado.
O Edital USP-COFECUB 2024 prevê o financiamento anual de até 32 mil reais pela USP para cada projeto aprovado.
Acesse aqui a parte pública do Sistema Mundus (Editais > Docentes > Nº do Edital 1909).
As dúvidas poderão ser encaminhadas pelo Fale Conosco do Sistema Mundus (Assun > Editais de Pesquisa Conjunta para Docentes).