Alunos do curso de graduação em Engenharia Civil da EESC visitam a Itaipu Binacional
06 de junho de 2024

Com suporte financeiro da Pró-Reitoria de Graduação da USP, alunos do curso de graduação em Engenharia Civil da EESC tiveram a oportunidade de visitar a Itaipu Binacional, a maior obra de engenharia já construída no Brasil e uma das maiores do mundo. A viagem é parte integrante da disciplina SGS0406 Geologia de Engenharia, ministrada no 7º período ideal do curso e, atualmente, sob a responsabilidade dos docentes Lázaro V. Zuquette, Rogerio P. Ribeiro e Jacqueline Z. Lima. Os alunos tiveram oportunidade de visitar sítios de interesses geológico-geotécnicos tanto na Usina Hidrelétrica Itaipú (UHI) como no Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR).

No dia 27/05/2024, após o cadastramento administrativo junto ao Centro de Recepção de Visitantes, procedeu-se visita à UHI sob a coordenação da Eng. Josiele Patias (Superintendência de Engenharia) e do Eng. Etore Funchal (Superintendência de Obras) com acompanhamento de equipe da Divisão de Relações Públicas. O complexo sistema de estruturas civis que compõem a UHI foi apresentado em visita a um dos mirantes turísticos do empreendimento. Deu-se ênfase para visita à barragem principal de concreto, iniciando-se pela El 144 (acesso principal) e chegando até parte do maciço basáltico de fundação na El 40, com rica explanação envolvendo aspectos construtivos e de instrumentação da barragem e fundação. Os alunos também visitaram o Laboratório de Concreto e tiveram a oportunidade de inspecionar diversos furos de sondagens rotativas, nos quais exibem vários tipos geotécnicos de basaltos que constituem o maciço basáltico de fundação da UHI, alguns deles sendo merecedores de avaliações técnicas mais detalhadas, por conta do tipo de litologia, de sua composição mineralógica e de seus atributos geomecânicos e de alterabilidade.

No dia 28/05/2024, também após o cadastramento junto a outro Centro de Recepção aos Visitantes, efetuou-se visita ao PTI-BR que foi criado em 2003, fruto de parceria entre a Itaipú e instituições de ensino (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Universidade da Integração Latino-Americana – Unila e Universidade Aberta do Brasil - UAB) atuando para fomentar a pesquisa, inovação, tecnologia e empreendedorismo. Sob a supervisão da Geol. Débora Fernandes e Eng. Rafaela Oliveira foram visitadas instalações e apresentação do centro em termos das suas missões institucionais e linhas de atuação (notadamente as aderentes è Engenharia Civil), mas também das possibilidades de cooperações em termos de TCCs, estágios (obrigatórios ou não) e oportunidades profissionais e de pesquisa. No âmbito do Centro de Competências em Estruturas de Barragens, foram discutidos temas como levantamentos e estudos geológico-geotecnicos (com a utilização de drones), modelagem 3D, simulação numérica computacional e estudos em concreto para caracterização de traços cimenticios para reparos em estruturas civis.

Por meio do acompanhamento do Adm. Gabriel T. Alcurra visitou-se o Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT), com observação de estruturas impressas em 3D da barragem de itaipu, desde turbinas até parafusos, de grande importância para o monitoramento preventivo das estruturas da usina hidrelétrica. Também foram visitadas salas de ensino das universidades parceiras, o Edifício das Águas, com vista privilegiada do parque e, finalmente, o Centro de Competências em Tecnologias Aplicadas, onde foram apresentados diversos projetos como smartfarming e estudos envolvendo segurança cibernética.