Bootcamp in autonomous flight começa neste mês na EESC-USP
19 de junho de 2024

De 29 de junho a 3 de agosto, a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) sediará um bootcamp internacional de engenharia.

A programação coincide com o verão europeu e as férias de inverno brasileiras.

Esse evento reunirá jovens engenheiros de todo o mundo. Dez estudantes do Instituto Real de Tecnologia (KTH) na Suécia e da EESC USP no Brasil, juntamente com dois estudantes convidados da Texas A&M nos EUA, colaborarão em um projeto de ponta.

O desafio deles: projetar, construir, montar e integrar uma pequena aeronave autônoma. Este projeto inclui a implementação de um controlador de voo, a realização de testes e a análise dos resultados, culminando na emocionante experiência de voar sua criação.

Os participantes explorarão tópicos críticos como design de aeronaves, aerodinâmica, desempenho, sistemas de voo autônomo e testes de voo.

O programa é estruturado com aulas teóricas pela manhã e prática aplicada à tarde. Além disso, os estudantes visitarão instalações da indústria aeronáutica, como EMBRAER, LATAM e XMOBOTS durante o bootcamp, proporcionando-lhes uma oportunidade única de ver operações de ponta da indústria em primeira mão.

O bootcamp é organizado pelos professores Glauco Caurin, da EESC-USP, e Raffaello Mariani, do KTH Suécia, com apoio pelo CISB (Centro Sueco-Brasileiro de Pesquisa e Inovação) e FAFQ (Fundação de Apoio à Física e à Química).

O evento é patrocinado pelas empresas líderes Toradex, Treffer e o Swedish Aerospace Research Center (SARC), cujas contribuições foram fundamentais para tornar esta iniciativa possível. Ele destaca o compromisso das universidades e dos parceiros da indústria em proporcionar aos estudantes oportunidades inigualáveis de crescimento e aprendizado. À medida que esses jovens engenheiros colaboram e inovam, eles não estão apenas construindo uma aeronave, mas também forjando o futuro da tecnologia aeronáutica.

Fiquem atentos para atualizações sobre este emocionante evento e testemunhem as conquistas desses jovens engenheiros.

Mais informação:
gcaurin@sc.usp.br

June 29th to August 3rd, the University of São Paulo in São Carlos (EESC USP) will host an international engineering bootcamp.

The schedule coincides with the European summer and Brazilian winter vacation. This event will bring together young engineers around the world. Ten students the Royal Institute of Technology (KTH) in Sweden and EESC USP in Brazil, along with two invited students Texas A&M in the USA, will collaborate on a cutting-edge project. Their challenge: to design, construct, assemble, and integrate a small autonomous aircraft.

This project includes implementing a flight controller, conducting testing, and analyzing the results, culminating in the exciting experience of flying their creation. Participants will explore critical topics such as aircraft design, aerodynamics, performance, autonomous flight systems, and flight testing.

The program is structured with theoretical lessons in the mornings and hands-on practice in the afternoons. Additionally, students will visit aeronautical industry facilities such as EMBRAER, LATAM, and XMOBOTS during the bootcamp, providing them with a unique opportunity to see cutting-edge industry operations firsthand. The bootcamp is organized by Prof. Glauco Caurin EESC USP and Prof. Raffaello Mariani KTH Sweden, and is supported by CISB (Centro Sueco-Brasileiro de Pesquisa e Inovação) and FAFQ (Fundação de Apoio a Física e a Química).

The event is sponsored by leading companies Toradex, Treffer, and the Swedish Aerospace Research Center (SARC), whose contributions have been instrumental in making this initiative possible. This event highlights the commitment of universities and industry partners to providing students with unparalleled opportunities for growth and learning. As these young engineers collaborate and innovate, they are not only building an aircraft but also forging the future of aeronautical technology.

Stay tuned for s on this exciting event and witness the achievements of these young engineers.

More information: gcaurin@sc.usp.br