Votação pode dar prêmio de inovação aeronáutica para projeto brasileiro
25 de junho de 2024

Até o dia 9 de julho, está aberto o prazo para a votação popular do “European Inventor Award”, o prêmio europeu que destaca inovações para uma aviação mais sustentável. O evento é promovido pelo Escritório de Patente Europeu (EPO) e objetiva reconhecer pessoas e equipes que desenvolvem soluções para os grandes desafios da atualidade. São mais de 550 candidatos inscritos e, entre eles, há uma equipe brasileira, liderada por Fernando Catalano, professor do Departamento de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), e o engenheiro Micael Carmo, da Embraer.

Quem ainda não votou pode fazê-lo neste link. Quem já votou, pode votar novamente, já que é possível repetir o voto em dias diferentes até o final do prazo de escolha.

O projeto da aeronave silenciosa concorre na categoria de países não pertencentes à Europa e aborda novas tecnologias para reduzir o ruído da nova geração de jatos comerciais da Embraer, o E2, em 65%, e a emissão de carbono por passageiro em até 25%, quando comparado com a geração anterior. A redução de emissões pode chegar a até 85% quando abastecido com 100% combustível sustentável (SAF).

Financiado por meio de uma iniciativa colaborativa entre Embraer, Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o programa “Aeronave Silenciosa” foi liderado pela empresa em conjunto com outros centros de pesquisas do Brasil, Inglaterra, Alemanha e Holanda, envolvendo mais de 200 pesquisadores que geraram diversas patentes e importantes contribuições para o desenvolvimento de aeronaves mais eficientes.

Os finalistas são escolhidos por um júri independente que é composto por profissionais já indicados ao prêmio e que avaliam as contribuições das pesquisas para o progresso científico, desenvolvimento social e sustentável, e prosperidade econômica. Todos os inventores devem ter patentes registradas na Europa.

Mais informações sobre o prêmio, sobre os finalistas e sobre a equipe brasileira que está concorrendo acesse aqui. Aproveite também para rever a matéria que publicamos no portal da EESC sobre o projeto brasileiro que concorre ao prêmio.

Texto: Ex-libris, para a Assessoria de Comunicação da EESC.