Editoras de importante publicação na área de engenharia metalúrgica, professora e pós-doutora da EESC representam presença feminina destacada na ciência
25 de junho de 2024
Compartilhe:

Da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) vem um grande exemplo de que as mulheres podem e devem sonhar chegar aonde quiserem, inclusive na ciência, em uma área tão específica quanto é a Engenharia de Materiais. É justamente desse departamento que a professora Lauralice de Campos Franceschini Canale e a doutora Rosa Lucia Simencio Otero transformaram conhecimento em uma importante publicação do setor que acaba de ser lançada: ASM Handbook, Volume 4F: Quenchants and Quenching Technology

A obra é uma atualização abrangente do título best-seller Handbook of Quenchants and Quenching Technology (ASM International, 1993) e analisa a metalurgia de ferros e aços, bem como as mudanças que ocorrem em resposta ao aquecimento controlado e ao resfriamento. Também são abordados os mecanismos dos meios de resfriamento, explicando mais detalhadamente, como os dados da curva de resfriamento são adquiridos e usados no desenvolvimento de processos de têmpera e na seleção de agentes de têmpera.

O livro ainda descreve as características de molhamento e transferência de calor na têmpera em processos industriais, incluindo soluções de polímeros e sais, nanofluidos e óleos de petróleo, vegetais e animais, e apresenta exemplos de microestruturas e propriedades alcançadas em diferentes meios de têmpera, analisando a influência dos parâmetros de processo, como a agitação, temperatura e concentração (no caso de soluções) dos meios de resfriamento.

“A obra é bem completa sobre o tema, uma vez que explica como avaliar projetos iniciais e a viabilidade de fabricação, como determinar a causa raiz das falhas induzidas por têmpera e abrange uma ampla gama de processos de têmpera além da convencional, como por indução, spray, gás e intensiva, além de abordar o uso de dinâmica de fluidos computacional e outras ferramentas de modelagem. Os assuntos abordados despertam interesse tanto na área acadêmica quanto na industrial, o que mostra toda a sua relevância”, destaca Lauralice, que atua na EESC há 36 anos e já participou de outras publicações, contando com parcerias como a do professor visitante da EESC, George Edward Totten, da Universidade de Portland, dos Estados Unidos, que se repetiu nesta obra, em conjunto com a doutora Rosa, a quem foi orientadora em seu programa de Doutorado. 

Orgulho em representar as mulheres brasileiras na ciência

 Atualmente residindo nos Estados Unidos, Rosa lembra com orgulho sua passagem pela EESC e a importância de duas mulheres brasileiras participarem dessa relevante obra na área de materiais metálicos, e através dela marcarem o papel das universidades públicas do país na formação profissional. 

“A parceria e amizade criada com a professora Lauralice e com o professor George Totten promoveram a publicação de diversos artigos científicos em revistas reconhecidas internacionalmente, além de livros e handbooks. Para esta publicação em especial, nos sentimos honradas pelo convite e oportunidade de sermos editoras, o que nos exigiu muito conhecimento, conquistado com muito trabalho e dedicação”, afirma Rosa. 

“Publicar este handbook é um grande reconhecimento na área de materiais metálicos. É uma honra, enquanto mulheres brasileiras cientistas, sermos reconhecidas mundialmente através dessa publicação, o que nos traz muito orgulho e a certeza da nossa importância na comunidade científica, bem como nosso comprometimento de retornar um pouco de todo o conteúdo que recebemos nas universidades brasileiras públicas, seja na formação acadêmica, seja na formação pessoal”.

Vinda de uma família com poucos recursos financeiros, Rosa aproveita o crescimento profissional para inspirar e mostrar a outras mulheres o poder transformador da educação. “É preciso focar na educação e formação acadêmica das meninas brasileiras, que por diversas vezes encontram portas fechadas. Ainda temos muitas barreiras a serem vencidas, é claro, mas não conheço um caminho melhor que a educação para torná-las mais independentes, respeitadas e capazes de conquistar o mundo”. 

Além de Lauralice e da Rosa, o livro também conta com mais dois pesquisadores na equipe de editoração: o professor Xinmim Luo e o professor Totten, a quem Lauralice destacou a parceria de sucesso.

Texto: Ex-libris, para a Assessoria de Comunicação da EESC.


Veja também