EESC outorga o título de Professor Emérito a Walter Savassi
Em sessão solene da Egrégia Congregação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, realizada no dia 2 de agosto, o professor titular Walter Savassi foi agraciado com o título de Professor Emérito da universidade.
A outorga, proposta pelo Conselho do Departamento de Engenharia de Estruturas, foi pautada pelo reconhecimento aos longos anos de Savassi dedicados às atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como por toda a sua trajetória acadêmica, marcada por extrema seriedade e competência. A honraria é concedida para professores aposentados com destaque no desenvolvimento de suas atividades de pesquisa e de ensino, bem como pela notável contribuição para o progresso da universidade.
Durante os discursos que homenagearam Savassi na sessão solene, o comprometimento com os ensinamentos e com a formação na engenharia foram bastante lembrados.
“Estou muito emocionado e muito honrado, como diretor da Escola de Engenharia, de outorgar esse título de Professor Emérito ao professor Savassi, que tanto contribuiu para o Departamento de Engenharia de Estrutura, um ícone da nossa EESC”, destacou Fernando Martini Catalano, diretor da EESC.
“O saber vindo de docentes como os nossos certamente marcam a vida profissional de nossos alunos, assim como o professor Savassi marcou. É assim que fazemos da nossa universidade reconhecida como uma das melhores escolas de engenharias do Brasil”, completou.
Quem também se emocionou ao saudar o homenageado foi o professor Sergio Proença, presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani). “Ao destacar sua extensa obra e trajetória na EESC, temos que referenciar sua característica singular de participação como aluno, funcionário e docente, dono de uma experiência de vida acadêmica incrível e exemplar”.
Já como professor emérito, Savassi encerrou a sessão solene proferindo um discurso de agradecimento em que destacou a importância de todos em sua linda jornada profissional. “Agradeço meus familiares, professores, muitos inclusive que se tornaram amigos, além de colegas docentes, servidores, colaboradores e alunos que caminharam comigo juntos ao longo desses 65 anos de universidade”.
Sobre Walter Savassi
A jornada acadêmica do professor Walter Savassi junto à EESC teve início em 1963, quando se graduou em Engenharia Civil. Durante sua formação, foi aluno assistente e aluno monitor no Laboratório de Estruturas (LE) do então Departamento de Estruturas da universidade. Ali, foi contratado como instrutor e, paralelamente, dedicava-se à pesquisa, com projeto e cálculo de edifícios residenciais de múltiplos andares.
Durante sua atuação junto ao Laboratório de Estruturas, Savassi participou e conduziu investigações experimentais e pode dar importante contribuição para a técnica de aplicação de vernizes frágeis em modelos estruturais reduzidos, bem como para a construção de modelos reduzidos e ensaios de barragens e de cascas poliédricas piramidais invertidas.
O agora professor emérito da EESC também teve passagem pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Southampton, na Inglaterra, onde desenvolveu projeto sobre estudo teórico e aplicação computacional do método dos elementos finitos a problemas de elasticidade plana mediante emprego de funções de aproximação de Airy.
De volta ao Brasil, em 1972, doutorou-se na EESC e, desde então, dedicou-se à programação Fortran para solução de problemas estruturais via elementos finitos (chapas, placas, edifícios de andares múltiplos com o método do meio contínuo). A partir dessa data teve participação ativa na implantação da pós-graduação em engenharia de estruturas, onde lecionou, foi orientador e coordenador da área. Em 1988, aplicou-se à livre-docência pela EESC.
Sempre atento às atividades enriquecedoras dos alunos da EESC, ajudou a promover a visita de docentes pesquisadores do exterior, especialmente para apoio aos grupos de docentes e estudantes da pós-graduação nas áreas de concreto armado, estruturas metálicas e de métodos numéricos.
Em 1993, após atuar também como professor titular, se aposentou, mas seguiu ativo. No dia seguinte à aposentadoria, iniciou suas atividades como professor voluntário e como professor sênior nos últimos 30 anos.
A dedicação à pesquisa permanece mesmo após a aposentadoria, com destaque para as atividades de internacionalização da linha de pesquisa sobre edifícios altos sob ação de vento, por meio de artigos publicados em periódicos internacionais.
Walter Savassi também tem se dedicado à produção bibliográfica, nela destacando-se livros publicados que dão suporte fundamental à diferentes disciplinas do Departamento de Engenharia de Estruturas, além de ser membro de Comitês Assessores (CAPES, FAPESP, FAPEAL, FAPEMIG, FUNDUNESP, Joint Committee on Tall Buildings) e de inúmeras bancas de trabalhos de conclusão e de comissões julgadoras de concursos.
A sessão solene pode ser conferida na íntegra no vídeo abaixo.
Texto: Denis Dana (Ex-libris) para a Assessoria de Comunicação
Fotos: Andressa de Carvalho e Ricardo Cerra