Começa hoje o 1° Encontro Brasileiro de Manufatura Aditiva de Cerâmica - CeramicAM
A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) sedia o 1° Encontro Brasileiro de Manufatura Aditiva de Cerâmica (CeramicAM 2024), contando com palestras de especialistas nacionais e internacionais, além da apresentação de trabalhos científicos sobre o tema de impressão 3D de materiais cerâmicos.
O evento ocorrerá hoje e amanhã, dias 19 e 20 de setembro, no Espaço Minerva (Anfiteatro Jorge Caron), com organização do programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da (EESC-USP), em colaboração com a UFSCar, IFSP e Associação Brasileira de Cerâmica (ABCeram). Também conta com o patrocínio da Duraprinter3D, 3DCeram Sinto, Engecer e Farcco Tecnologia e apoio do CNPq, Capes, JECS Trust e FAFQ.
A manufatura aditiva, mais conhecida com impressão 3D, é uma tecnologia emergente com potencial para criar uma revolução na indústria e nos serviços, abrindo portas para novos modelos de negócios disruptivos e startups tecnológicas. Notavelmente, os materiais cerâmicos estão no centro desta revolução, pois estes são fundamentais para a solução dos problemas de hoje e de amanhã. No Brasil, pesquisas voltadas a impressão 3D de cerâmicas têm começado a florescer nas universidades, institutos de pesquisa e empresas. Este evento visa catalisar o tema no Brasil, motivando as novas gerações de pesquisadores e a implantação dessas tecnologias pela indústria nacional.
Esse encontro almeja criar uma atmosfera descontraída e amigável, incentivando a interação e a crítica construtiva, visando a construção de uma rede nacional de contatos e colaboração.
A programação é composta por 3 tipos de atividades:
- 1. Palestras sobre os diferentes aspectos e tecnologias de manufatura aditiva de cerâmica, ministradas por especialistas;
- 2. Demonstrações práticas de manufatura aditiva nos laboratórios da USP e UFSCar;
- 3. Apresentações de trabalhos científicos na forma de pôster complementado por breve exposição oral.
A equipe de organização é composta pelo professor Carlos Alberto Fortulan (EESC-USP), o doutorando Mateus Mota Morais (EESC-USP), o professor Ítalo Leite de Camargo (IFSP Itaquaquecetuba) e a professora Ana Paula da Luz (UFSCar).
Mais informação: site do evento