CAPES e IEEE assinam acordo para pagamento da Taxa de Processamento de Artigo (APC)
A CAPES e o Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE) assinaram contrato para pagamento da Taxa de Processamento de Artigo (APC, sigla em inglês) nas publicações da editora norte-americana.
A iniciativa faz parte dos chamados Acordos Transformativos desenvolvidos pela agência do Ministério da Educação com o objetivo de democratizar o acesso aos periódicos e à produção científica de alto nível.
Os títulos que podem ter o pagamento de APC estão relacionados em https://open.ieee.org/partners/capes-transformative-agreement/. Entre estes, destaca-se o IEEE Access, periódico com 100% de seu conteúdo aberto e de relevante interesse por parte dos pesquisadores brasileiros para publicação dos resultados de suas pesquisas.
Atualmente, o Portal de Periódicos da CAPES assina 239 títulos para leitura e há a possibilidade de publicação com pagamento de APC em 217 revistas científicas do IEEE, atendendo 163 instituições de ensino superior e pesquisa. A coleção Xplore Digital Library, inclui textos completos desde 1988 nas áreas de engenharia elétrica, computação, telecomunicações, energia e outras áreas e assuntos correlatos com tecnologia.
Pesquisadores, vinculados às 163 IES participantes, interessados em ter os APC cobertos pela CAPES precisam estar cadastrados e ter o identificador ORCiD vinculado na Plataforma Sucupira.
As orientações para efetuar essa vinculação constam na matéria publicada no site da CAPES: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-orienta-sobre-registro-de-identificadores-persistentes .
Dúvidas poderão ser esclarecidas no "Perguntas e Respostas" do Portal de Periódicos ou enviadas para o e-mail periódicos@capes.gov.br.
Regras para pagamento de APC
Desde abril deste ano está em vigor a Portaria n° 120/2024, que define as regras de pagamento de Taxas de Processamento de Artigo (Article Processing Charges - APC) para publicações em acesso aberto. A iniciativa faz parte do Programa de Apoio à Disseminação de Informação Científica e Tecnológica (Padict), criado em dezembro de 2023, através da Portaria n° 275/2023.
O acordo se aplica a todos os artigos elegíveis aceitos para publicação entre 5 de novembro de 2024 e 30 de outubro de 2027 .
É necessário usar o nome correto da instituição e seu endereço de e-mail institucional durante o envio.
É recomendado que os autores selecionem a licença CC BY 4.0.
A solicitação de financiamento de acesso aberto será aprovada por um administrador de acesso aberto da CAPES.
Taxas de páginas extras ou taxas de cores não são cobertas pelo acordo e serão cobradas dos autores.
A Iniciativa tem como objetivo dar visibilidade e promover o acesso à produção científica e tecnológica nacional. Também pretende assegurar a igualdade de oportunidades entre cientistas e garantir a divulgação de pesquisa de qualidade realizada no Brasil.
O pagamento das taxas de processamento para publicação dos artigos científicos acontece a partir de contratos assinados pela CAPES com editoras científicas internacionais. Não há repasse de recursos de forma individual diretamente para o pesquisador.
Sobre o Portal de Periódicos
Criado em 2000, o Portal de Periódicos tem a participação de 446 instituições de ensino e pesquisa, o que representa um potencial de mais de seis milhões de usuários, entre professores, pesquisadores, funcionários e estudantes, com acesso à melhor produção científica internacional. A plataforma, um dos maiores acervos científicos virtuais do mundo, tem contribuído para o fortalecimento da pós-graduação no País e para a integração da comunidade científica brasileira.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). (Brasília - Redação CGCOM/CAPES)
Mais informações:
Serviço de Biblioteca da EESC-USP
Telefone/WhatsApp: (16) 3373-9207
E-mail: biblioteca.atendimento@eesc.usp.br