EESC sediou seminário internacional na área de Recursos Hídricos e Saneamento
O seminário internacional Increasing of El Niño Events and the Need for Innovations and Integrated Water Management in South America foi sediado pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, na Arena TED, entre os dias 23 e 29 de março.
O evento de abertura contou com a participação do diretor da EESC, professor Fernando Martini Catalano, do professor Sve-Uwe Geissen, da Technical University Berlin, e do professor José Galizia Tundisi, representando a Prefeitura Municipal de São Carlos (PMSC).
Por meio de palestras e discussões, foram abordados temas como desafios decorrentes dos eventos El Niño e do aquecimento global, drenagem urbana, gestão sustentável de recursos hídricos, tratamento de águas de abastecimento e esgoto, e desenvolvimento de cidades e nações resilientes frente às mudanças climáticas.
Visitas técnicas a estações de tratamento de água e esgoto do SAAE/PMSC, à barragem da Represa do Lobo em Itirapina (SP) e ao Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais (CRHEA-USP) também fizeram parte da programação, fomentando a troca de experiências e o desenvolvimento de colaborações institucionais.
O evento foi financiado pelo Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha e pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), e organizado pela EESC-USP em parceria com a Universidade Técnica de Berlim e a Cátedra UNESCO de Águas Urbanas – Qualidade, Gerenciamento, Recuperação e Reuso, buscando promover a cooperação internacional entre professores, pesquisadores e profissionais que tiveram passagem por instituições alemãs de pesquisa e ensino nos últimos anos.
Participaram 34 profissionais do Brasil, Alemanha, Bolívia, Chile, China, Equador e Peru.
Maiores detalhes podem ser obtidos com o professor Edson Wendland, do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC, coordenador geral do encontro.