ScholarGPS: Docentes da EESC estão entre os principais pesquisadores do mundo
Seis docentes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP estão entre os 0,5% principais pesquisadores do mundo, conforme o ranking internacional ScholarGPS - Top Scholars by Institution (2024). Dois deles também aparecem no top global dos 0,05% mais bem classificados em suas respectivas especialidades. Confira abaixo.
Para a avaliação, a plataforma considera a produtividade do pesquisador (publicações), o impacto do trabalho (citações) e a qualidade de suas contribuições acadêmicas. O recorte pode ser feito em três categorias - Field, Discipline ou Specialty - e em dois períodos de avaliação: nos últimos cinco anos ou ao longo da carreira.
O banco de dados da ScholarGPS é atualizado regularmente, e o período de apuração considerado nesta divulgação corresponde ao intervalo de 26 de junho a 4 de julho de 2025.
De acesso livre, a plataforma permite consultar o perfil de outros pesquisadores e também aplicar outros filtros de classificação, como país e expertise.
A Universidade de São Paulo tem 199 nomes da lista, sendo 138 na categoria Lifetime e 61 em Prior Five Years.
Veja a classificação dos docentes da EESC, com diferentes recortes.
Sobre a ScholarGPS
Desenvolvida pela empresa Meta Analytics LLC, a ScholarGPS é uma plataforma online norte-americana que reúne metadados de mais de 200 milhões de publicações científicas (artigos, livros, capítulos, trabalhos de conferência e patentes) de diversas fontes globais.
O sistema utiliza inteligência artificial, mineração de dados e aprendizado de máquina para gerar perfis detalhados de pesquisadores e seus respectivos rankings acadêmicos.
A ScholarGPS cobre mais de 30 milhões de estudiosos vinculados a cerca de 120 mil instituições do mundo, o que inclui pesquisadores de universidades, centros de pesquisa, indústrias e órgãos governamentais.