EESC: Primeira etapa da nova rede sem fio com tecnologia Wi-Fi 6/6E
Nesta fase, 364 novos pontos de acesso foram instalados em todas as edificações da Escola.
25/11/2025
Da Redação | SVCOM
25/11/2025 Da Redação | SVCOM

A Seção de Informática (SCINFOR) concluiu, recentemente, a primeira etapa da modernização completa da rede sem fio da Escola de Engenharia de São Carlos, trazendo um salto significativo de qualidade do serviço para estudantes, docentes, funcionários e visitantes.

Coordenado pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), o projeto substituiu os antigos Access Points das marcas HP e ARUBA por novos equipamentos CISCO Wi-Fi 6/6E, padrão mais avançado de conectividade sem fio atualmente disponível. Nesta fase, 364 novos pontos de acesso foram instalados em todas as edificações da EESC nas áreas 1 e 2 do Campus USP São Carlos, fortalecendo a infraestrutura digital.

Ao todo, foram investidos R$ 1,9 milhão na aquisição dos equipamentos CISCO, com 50% do valor custeado pela Reitoria da USP. A EESC contribuiu com contrapartida orçamentária e repassou os antigos equipamentos à STI.

O que muda 

A nova rede sem fio traz melhorias importantes que já podem ser percebidas no uso diário:

• Conexão mais rápida e estável, com migração do Wi-Fi 5 para o Wi-Fi 6/6E, capaz de operar também na faixa de 6 GHz, reduzindo interferências e ampliando a velocidade de transmissão de dados.
• Melhor qualidade e cobertura para acesso às redes Eduroam, EESC-Visitantes e USPnet sem fio, com mais segurança e desempenho.
• Aumento da capacidade de conexão simultânea, beneficiando salas de aula, laboratórios, espaços de convivência e áreas externas da Escola.
• Padronização da infraestrutura, elevando a EESC ao padrão tecnológico mais recente adotado pela USP.

Antenas de Wi-Fi internas e externas instaladas para garantir a conexão (roaming).


Veja também