
Alunos e alunas de graduação da USP interessados em vivenciar a extensão universitária na prática já podem se inscrever em uma atividade que combina formação acadêmica, impacto social e desenvolvimento de habilidades pedagógicas. A ação extensionista Aprendendo Python, Scratch e robótica tem início previsto para 23 de fevereiro de 2026, contabiliza 80 horas de extensão e recebe inscrições até 9 de fevereiro, exclusivamente pelo sistema JúpiterWeb.
A iniciativa propõe levar conceitos de pensamento computacional e lógico a estudantes da educação básica de escolas públicas parceiras, por meio do ensino das linguagens de programação Python, Scratch e de atividades de robótica. A meta também é despertar o raciocínio lógico, a criatividade e a autonomia dos estudantes, ao mesmo tempo em que aproxima a Universidade da realidade escolar.
Ao longo do semestre, os graduandos da USP participam ativamente do planejamento e da condução das aulas, que acontecem semanalmente e têm duração de 1h40. De acordo com a professora Cynthia de Oliveira Lage Ferreira, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e coordenadora da atividade, a proposta pedagógica mantém o mesmo espírito das edições anteriores. O foco está na formação de estudantes comprometidos com o papel social da USP e atentos às possibilidades de transformação que a extensão universitária pode promover.
Nesta edição, serão oferecidas 15 vagas. As atividades ocorrerão entre 23 de fevereiro e 3 de julho de 2026. Para participar, é necessário ter disponibilidade para atuar uma vez por semana; o dia e o horário das atividades serão definidos posteriormente.
Texto: Gabriele Maciel, da Fontes Comunicação Científica