Evento marca lançamento da pedra fundamental do novo prédio do CRob

Uma cerimônia realizada nesta segunda-feira,19, marcou o lançamento da pedra fundamental do novo prédio do Centro de Robótica (CRob) na Biblioteca da Área 2 do campus da USP, em São Carlos. O conceito da nova sede, prevista para ser entregue no início de 2027, se baseia na criação de áreas especiais para grupos de engenharia e permitirá a ampliação da capacidade científica e tecnológica. O investimento da USP é de aproximadamente R$ 64,7 milhões nessa nova infraestrutura.
Concebido em 2011, o CRob é fruto de uma parceria entre a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), tendo como eixo central o desenvolvimento de pesquisas avançadas em robótica, automação e inteligência artificial, com a integração de diferentes áreas do conhecimento e promoção de interação entre academia, indústria e sociedade. Os programas de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica ali realizados têm a nota 7 da Capes, a nota máxima.

O novo prédio do CRob terá três andares e cerca de 6,5 mil metros quadrados de área com a instalação de laboratórios especializados, áreas para prototipagem e testes em escala real, além de ambientes colaborativos para pesquisa interdisciplinar. Essa infraestrutura ampliada viabilizará experimentos mais complexos, o desenvolvimento de sistemas robóticos de maior porte e a intensificação de projetos de inovação, fortalecendo a formação de recursos humanos, a cooperação internacional e a transferência de tecnologia, por meio de diversos convênios que a universidade já tem com instituições de ensino, de pesquisa e empresas de dentro e de fora do país.


“O CRob vai ser um espaço multidisciplinar, em que vamos conseguir colocar pesquisadores de diferentes áreas e diferentes linhas de pesquisa juntos, ou seja, potencializaremos muito mais as pesquisas que estão sendo desenvolvidas. Essa relação entre pesquisadores vai ser fantástica, inclusive, novos projetos poderão utilizar ferramentas e produtos que já foram feitos por outros grupos de pesquisa pertencentes ao CRob, o que permitirá dar uma resposta rápida para todos os envolvidos, desde pesquisadores, empresas parceiras e a sociedade”, celebra Marcelo Becker, professor da EESC e coordenador do CRob.

Em sua fala durante o evento de lançamento da pedra fundamental, o professor Fernando Martini Catalano, diretor da EESC, destacou a grandiosidade e importância da obra. “Pela magnitude dos empreendimentos, pesquisas e projetos que estão sendo desenvolvidos no campus de São Carlos, o Centro de Robótica representa um avanço muito grande, um hub de conhecimento, divulgação e transferência de tecnologia muito importante para o estado, para o país e provavelmente para o mundo também. A ideia é que o CRob agregue pesquisadores vindos do exterior que fazem atividades de robótica no mundo e que colaboram para o desenvolvimento científico e tecnológico. Essa inauguração vai trazer muitos frutos para a USP.”

Vitrine nacional e internacional
Presente à solenidade de lançamento da pedra fundamental, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, falou sobre o potencial que o campus da USP de São Carlos tem para a ciência, tecnologia e inovação. “Cada vez mais há a demanda por inserção da robótica na sociedade para uma série de atividades. Assim, o CRob será um local ideal para aperfeiçoar as pesquisas e robôs, dar novas utilizações, buscando as inovações. Sabemos do potencial de São Carlos no desenvolvimento de pesquisas de ponta, realizadas em conjunto com empresas e que possam ser benéficas para a nossa sociedade. Esse centro certamente dará importante contribuição nesse sentido.”

Ao fazer coro à fala do reitor, Kalinka Castelo Branco, vice-coordenadora do CRob e vice-diretora do ICMC ressaltou São Carlos como polo de inovação e tecnologia nesse segmento. “Estamos fazendo do CRob o principal centro de robótica do Brasil. Essa infraestrutura que estamos construindo a partir da pedra fundamental hoje inaugurada é de suma importância porque vai conseguir agregar todas as equipes de profissionais e pesquisadores que trabalham com robótica e com ações que permeiam essa área. Trata-se de algo que vai movimentar não só o campus e a cidade, como também o país todo, o que nos enche de orgulho”.

Esse, aliás, foi o mesmo tom da fala do vice-prefeito de São Carlos, Roselei Françoso, que esteve presente representando o prefeito Netto Donato. “É uma alegria muito grande participar com a gestão atual da universidade em mais esse grande investimento, que faz com que a cidade de São Carlos ganhe projeção nesse segmento da ciência, da tecnologia e inovação. É mais um investimento que certamente diferencia nossa cidade do Brasil e do mundo”, destacou.

A solenidade desta segunda contou ainda com a presença de diversas autoridades acadêmicas, docentes, funcionários técnico-administrativos e estudantes da Universidade, além de convidados de outras instituições e representantes de empresas parceiras da USP.







